MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

CMP e parceiros apostam na campanha de limpeza para uma “Praia mais limpa e saudável”


  2 Mai      47        Environnement/Eaux/Forêts (6479),

 

Cidade da Praia, 02 Mai Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através do seu Corpo de Voluntariado, promoveu uma campanha de limpeza na zona da Caiada com o objectivo de contribuir para uma cidade mais limpa e saudável.
Em declarações à Inforpress, o coordenador do Corpo de Voluntariado da CMP, Yuram Barreto, explicou, que esta iniciativa, organizada no último sábado de cada mês, surgiu com a gestão da nova equipa camarária, como forma de contribuir para uma Praia melhor e mais saudável, tendo em conta a problemática do lixo existente no município.
“Iniciamos em dois pontos, a partir das entradas da cidade, tanto pelo lado da Cidade Velha como de São Domingos, e depois destes pontos pretendemos abranger também outros bairros e as praias balneares. Ou seja, é todo um trabalho em conjunto com o propósito de mobilizar a sociedade civil em prol de uma Praia limpa’’, assinalou.
O que se pretende com esta missão, acrescentou, é ajudar, servir, pelo que aproveitou para apelar aos populares a contribuirem para o bem da cidade, quer sejam da oposição ou da situação, de modo a apresentarem soluções ao invés de estarem a insistir em críticas.
Por outro lado, este responsável informou que para além das campanhas de limpeza, os promotores desta iniciativa contam também realizar acções de sensibilização junto das pessoas, para a necessidade de educação ambiental, assim como através da comunicação social, realçando o importante papel deste no reforço da sensibilização.
“Isto porque, após realizarmos a campanha de limpeza, temos constatado o ajuntamento de lixo novamente, o que nos fez parar para repensar o projecto e acabamos por concluir que a sensibilização é um fator essencial neste processo”, salientou.
Por sua vez, o representante da Igreja Baptista, Luís Roberto, sublinhou a importância desta actividade social, questionando até onde o País vai chegar com tanto lixo se as pessoas não contribuírem para a limpeza dos seus bairros.
“Vamos preparar uma propaganda para mostrar a diferença entre a morabeza e a educação, explicando que a morabeza é o ritmo de vida do cabo-verdiano”, disse, ajuntando que as pessoas são educadas, daí que, considerou que devem colocar o lixo no local próprio.
No âmbito desta iniciativa os parceiros pretendem desenvolver outros projectos que prevêem, nomeadamente, trazer reclusos para a sociedade como forma de incluí-los, através de trabalhos sociais, trabalhar com os jovens na criminalidade, e ainda com crianças, para instruí-los desde cedo para o bom caminho, assim como em investir em trabalho voltado para as famílias.
A campanha contou com a parceria da Igreja Baptista, das Forças Armadas, dos escuteiros e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

Dans la même catégorie