ATOP Kozah/autonomisation économique des femmes rurales : des groupements renforces sur la vie associative à Kara ATOP Lacs/campagne de dépistage et de chirurgie de la cataracte :2000 yeux recouvrent la vue APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT-TRANSPORT / Le GGGI et le CETUD en accord pour impulser la dynamique de transformation de la mobilité urbaine à Dakar APS SENEGAL-PECHES-GESTION / De nouvelles mesures de surveillance des activités de pêche annoncées – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-FRANCE-MONDE-CULTURE / Dakar, hôte d’une exposition collective de travaux résonnant avec les métiers d’art APS SENEGAL-AFRIQUE-JUSTICE / Cour de justice de la CEDEAO : des avocats formés au système de gestion électronique des affaires APS SENEGAL-FOOTBALL-DECISION / ‘’Affaire Ababacar Sarr’’ : la commission de Recours de la FSF statue en faveur du Jaraaf, le Stade de Mbour relégué APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Gestion des écosystèmes : vers l’aménagement de 13 forêts dans cinq régions (officiel) APS SENEGAL-SPORT-DEVELOPPEMENT / Sadio Mané expose au PM ses projets sportifs et ses ambitions dans l’agro-industrie APS SENEGAL-SOCIETE / L’ONG Direct Aid Society offre des moutons de Tabaski à 110 familles de la région de Dakar – Agence de presse sénégalaise – APS

Cultura/ VIª Edição do FESCULBI terá presenças das regiões de Cacheu e Bolama Bijagós


  23 Mai      5        Culture (1560),

 

Bissau, 23 Mai 24(ANG) – A região de Biombo, norte do país, vai acolher entre os dias 24 e 26 do corrente mês, a VIª Edição do Festival Cultural (FESCULBI), com a participação, pela primeira vez, de mais duas regiões, nomeadamente, Cacheu e Bolama Bijagós.

Em entrevista à ANG, o Secretário da Comissão Organizadora do FESCULBI, disse que a região de Bolama vai demonstrar a gastronomia , cultura, arte, tradição e folclore bijagós,no evento em que o PR, Umaro Sissoco Embaló é um dos convidados .
Valdir Da Silva anunciou que a sexta edição, cujo lema é “Juntos por um Biombo Sustentável”, tem como inovação a realização de uma Conferência das Mulheres de Biombo com enfâse sobre “ Problemas de posse de Terra”.

Disse que uma equipa criada para o efeito deve ouvir todas as preocupações e problemas das mulheres biombenses, desde suas influências, nível social, e até questões familiares.

“Os problemas de posse de terra existem porque as mulheres nunca fazem parte na divisão da herança e na resolução dos conflitos. Queremos que sejam incluídas,” frisou.

O Secretário da Comissão Organizadora anunciou que o evento vai apresentar a gastronomia de diferentes grupos étnicos, nomeadamente Papel, Balanta, Mancanha, Bijagó, Fula, Mandinga e outros que residem na região de Biombo.

Em relação ao desporto, disse que haverá luta tradicional entre homens e entre mulheres, que quase é esquecida naquela localidade, jogo de “mantampa”, hóquei em patins, que denominam de “jogo de oloque” , que terá como bola sementes de Mampataz e de Tambacumba.

Ainda como atividade do evento está prevista homenagens aos médicos veteranos da região de Biombo, dentre os quais, Agostinho Cá, Francisco Aleluia Lopes e outros.

No sábado, uma Clínica Móvel do Hospital Pediátrico de Bôr vai assegurar consultas médicas grátis aos necessitados das 08 às 16 horas .

Valdir Da Silva disse a VIª edição do FESCULBI é financiado por personalidades anónimas e filhos da região de Biombo e tem como padrinho o atual ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, num montante não revelado.

Dans la même catégorie