MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Eleições Legislativas/Governo e PNUD assinam acordo de apoio financeiro à ciclos eleitorais 2023 / 2025


  24 Mars      91        Politique (25373),

 

Bissau, 24 Mar 23 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram hoje um acordo para implementação de um Projeto de Apoio aos ciclos eleitorais 2023/ 2025, orçado em cinco mil milhões e setecentos e setenta milhões de dólares.

Na ocasião, a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa destacou que o processo democrático é fundamental para a escolha de futuros dirigentes de um país.

“Apesar de a Guiné-Bissau ter um historial de eleições livres e transparentes, na qual não existe margem para dúvidas no processamento dos dados eleitorais, o apoio da Comunidade Internacional ao processo eleitoral é fundamental”, considerou a governante.

Suzi Barbosa sustentou que, por isso, a presença dos observadores internacionais no processo eleitoral é importante, uma vez que, segundo ela, terão a oportunidade de ver que existe uma vontade política clara, sem margem para manobras.

“Espero que no dia 04 de Junho reuniremos todas as condições necessárias para que os guineenses possam ir às urnas e possam escolher os seus próximos governantes que, de certeza, guiarão o destino deste país”, desejou a ministra.

Por sua vez, o representante de PNUD na Guiné-Bissau, Tjard Egenhof considerou as próximas eleições no país “passos cruciais” e diz que o apoio dos parceiros internacionais é fundamental para assegurar que o processo eleitoral seja conduzido da forma como os guineenses merecem.

“Este projeto é muito mais do que financiamento, é um ato de transição para a plena soberania na gestão eleitoral”, considerou aquele diplomata.

O representante do PNUD salientou que o reforço institucional está no centro de atenção desse projeto que engloba todo o ciclo eleitoral até 2025.

“A paz é um requisito fundamental, e este projeto reafirma o nosso compromisso em promover um ambiente pacífico, trabalhando para prevenir a radicalização do discurso e outras formas de violências”, sustentou.

Sublinhou que a democracia não é apenas um sistema de governo, mas sim, uma forma de vida. Porque, segundo ele, trata-se da questão de dar as pessoas a liberdade de escolha.

Dans la même catégorie