MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Finanças Públicas/FMI diz haver progresso satisfatório na agenda de reformas em curso na Guiné-Bissau


  12 Octobre      59        Economie (21003),

 

Bissau,12 Out 21(ANG) – O chefe do Corpo Técnico do Fundo Monetário Internacional(FMI), disse que registou-se na Guiné-Bissau um progresso satisfatório na agenda de reformas do programa monitorizado por esta instituição, apesar da difícil situação sócioeconómica, agravada pela pandemia da Covid-19.
“As autoridades da Guiné-Bissau e o Corpo Técnico do FMI debateram as medidas e reformas do Programa, tendo constatado que foram respeitados os parámetros estruturais e a maioria das metas quantitativas”, disse José Gijon que acrescentou que a conclusão da 1ª avaliação está sujeito a aprovação do Conselho de Administração do FMI.

Uma missão do Corpo Técnico do FMI, liderada por José Gijon, reuniu-se virtualmente com autoridades guineenses, entre o dia 28 de setembro e 11 de outubro de 2021, no âmbito da 1ª avaliação do programa monitorizado pelo corpo técnico do Fundo com a duração de nove meses.

Os contactos do corpo técnico do FMI com as autoridades guineenses, visam avaliar o esforço de construção e um histórico em ordem a um possível acordo ao abrigo de uma Linha de Crédito Ampliada em 2022.

José Gijon disse que, apesar da persistência da pandemia da Covid-19, a recuperação económica continuou em 2021 e as perspectivas, a médio prazo, mantêm-se robustas.

Informou ainda que a inflação deverá continuar modesta e abaixo do limiar de 3 por cento na União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), salientando que, por isso, espera-se que o défite orçamental continue nos 5.2 por cento do Produto Interno Bruto(PIB) em 2021, em linha com os objectivos do programa.

Disse que, a equipa do FMI e autoridades acordaram medidas em sede do orçamento para 2022, em ordem à consecução de objectivos-chave do programa, bem como as que devem permitir a redução do défice orçamental para cerca de 4,1/2 por cento do PIB, em 2022.

“A equipa do FMI e autoridades guineenses acordaram ainda que, para o programa ser bem sucedido, deverá ser dada prioridade a medidas focadas na sustentabilidade macro-orçamental, o que ajudará a criar espaço para despesa em áreas críticas de emergência e pro-crescimento, como sejam a saúde, educação e infraestruturas físicas.

José Gijon sublinhou que a equipa do FMI recomenda as autoridades guineenses que,na execução orçamental em 2021, bem como a política orçamental de 2022, seja evitado qualquer acumulação de atrasados ou recurso a onerosa contração de emprestimos não-concessionais, contra um plano de convergência da UEMOA.
“Para tal será necessário redobrar esforços a nível da mobilização de recursos e das medidas de contenção de despesas, incluindo uma gestão mais eficiente que contempla o aumento da massa salarial e reduzindo o serviço do juro da dívida que representam respectivamente 80 e 20, 5 por centos da receitas fiscais de 2020.

Em reação as recomendações da missão virtual do FMI à Guiné-Bissau, o ministro das Finanças João Aladje Mamadú Fadiá comprometeu-se a melhorar as receitas, tendo deixado garantias de que existem ainda margens de manobras para o efeito.

Em conferência de imprensa realizada segunda-feira, o governante disse que, havendo um programa com o FMI, naturalmente o país poderá contar com mais apoios de outros parceiros, quer em empréstimos concessionais quer em forma de donativos.

“Tudo isso vai engrossar recursos e na base disso naturalmente faremos uma divisão racional e mais justa e que irá em encontro com os objectivos e as necessidades da população, através de criação de melhores condições para o seu bem estar, com prioridades para a saúde e educação.

Dans la même catégorie