AIP La BEI satisfaite de ses grands projets d’investissements dans le secteur électrique ivoirien AIP La BEI renforce son partenariat avec Cofina pour une agriculture durable MAP L’ex-ambassadeur de Côte d’Ivoire au Maroc Idrissa Traoré décoré du Grand Cordon du Wissam Alaouite AGP PARIS JO 2024/FOOTBALL : LA GUINÉE SE QUALIFIE EN BATTANT L’INDONÉSIE (1-0) MAP Le Bénin décide d’interdire temporairement toute exportation de céréales AGP GUINÉE : LE PREMIER MINISTRE A REÇU LA FÉDÉRATION GUINÉENNE DES PERSONNES HANDICAPÉES MAP Gabon: Mise en place du Comité de surveillance de la mise en œuvre des conclusions du Dialogue national inclusif MAP Sénégal: reprise du trafic à l’Aéroport international de Dakar suite à un incident d’avion MAP La sécurité alimentaire, priorité stratégique de la politique africaine de Sa Majesté le Roi (M. Bourita) MAP Sommet africain sur les engrais et la santé des sols de Nairobi: M. Bourita s’entretient avec plusieurs chefs de délégation

Governo empenhado em promover a inclusão digital – Administrador ARME


  20 Juin      35        Economie (21104), Technologie (1043),

 

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) – O administrador executivo da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) disse hoje que o Governo está a trabalhar para promover um ambiente digital seguro e inclusivo e aberto para todos os cidadãos cabo-verdianos.

João Tomar, intervinha, esta manhã, na cidade da Praia, durante a abertura do 3º Fórum de Governança de Internet promovido pela ARME em parceria com a equipa organizadora do Internet Governance Forum IGF Cabo Verde, que decorre sob o lema “A Internet que queremos, empoderando pessoas”.

Segundo o administrador, a internet tornou-se hoje numa força motriz em quase todos os aspectos da sociedade, impulsionado pelo crescimento económico e a inovação tecnológica, conectando pessoas de todas as partes do mundo no acesso à informação e ao conhecimento e com o seu rápido desenvolvimento também surgem novos desafios que precisam ser enfrentados de forma conjunta.

Neste sentido apontou que a inclusão digital, a segurança cibernética, a privacidade dos dados, a liberdade de expressão e a igualdade de acesso são apenas algumas das questões que exigem uma maior atenção e colaboração.

Perante esses desafios, assegurou que o Governo reconhece a importância que a internet tem nos dias de hoje e tem trabalhado arduamente para promover um ambiente seguro inclusivo e aberto para todos os cidadãos cabo-verdianos, realçando que foram feitos investimentos significativos para ampliar a infra-estrutura da conetividade e expandir o acesso à internet em todo o país.

Para o administrador, essas medidas visam garantir que todas as pessoas beneficiem das oportunidades oferecidas pela era digital, sobretudo nesse contexto que é fundamental que a entidade reguladora ARME, universidades, sociedade civil e outros actores relevantes se unam numa abordagem colaborativa para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades apresentadas pela governança da internet.

“Entendemos que somente através do diálogo, da cooperação podemos desenvolver políticas e práticas que promovem um ambiente digital seguro, transparente e inclusivo para todos”, apontou.

Consta da agenda debates sobre a “Juventude e governança de internet”, “Liberdade de expressão e combate à desinformação online”, “Educação digital e alfabetização tecnológica”, “A presença do português na internet e nas tecnologias linguísticas e implicações na governação da internet”, “Inclusão digital”, “Desafios da conectividade e ciber segurança, ciber criminalidade” e “Segurança online”.

O 3º Fórum de Governança de Internet, que decorre no Campus da Universidade de Cabo Verde, (Uni-CV) reúne especialistas com experiências, com destaque para professores universitários oriundos do Brasil e de Portugal que irão partilhar experiências com os técnicos e cientistas cabo-verdianos.

O Fórum da Governança de Internet é uma plataforma de diálogo, apoiada pelas Nações Unidas, que congrega todas as partes interessadas, pública e privada, a academia, a comunidade técnica da internet e a sociedade civil para informar, reflectir e debater de forma aberta e interactiva, como deve ser o governo da internet.

Dans la même catégorie