MAP Accra: La Cédéao décide de maintenir la suspension de la Guinée de toutes ses instances et réclame la tenue des élections dans un délai de six mois (Communiqué) MAP Neuf civils tués dans une frappe aérienne au Nigeria (officiel) MAP Guinée: fin du premier épisode du virus de Marburg en Afrique de l’Ouest (OMS) MAP Le gouvernement éthiopien appelle à une action immédiate pour ramener une centaine de camions pas revenus du Tigray GNA ASF Outbreak: Over 200 pigs dead, seven farms affected GNA Felix Annan ends 10-year stay with Kotoko APS AFROBASKET 2021 : LES LIONNES ENTRENT EN LICE FACE À LA GUINÉE, SAMEDI APS CORONAVIRUS : 01 DÉCÈS ET 26 NOUVELLES INFECTIONS ANNONCÉS INFORPRESS São Vicente: Presidente da UCID volta a apelar para mudança de medida de coacção de Amadeu Oliveira “que está doente” INFORPRESS Futebol: Cabo Verde mantém-se no 77º lugar do ranking da FIFA

Inacep/ Presidente do sindicato de base pede substituição do diretor-geral “para salvar a empresa”


  13 Avril      12        Economie (13076), Politique (18522),

   

Bissau, 13 Abr 21 (ANG) – O Presidente do Sindicato de Base da Imprensa Nacional Empresa Pública(INACEP) pediu hoje ao governo para substituir o diretor-geral da empresa, Bamba Banjai, o mais rápido possível, “para salvar a empresa”.

Walter Mendonça que falava em conferência de imprensa disse que os funcionários testaram de todas as formas a direção-geral, para o ajudar a cumprir os seus deveres, mas que o esforço foi sem sucesso.

“Infelizmente, Bamba Banjai não está a corresponder com as expectativas desta indústria gráfica”, afirmou.

Mendonça sustenta que que a INACEP atualmente não paga água nem luz elétrica, apesar de estarem todas as máquinas que possui a trabalhar diariamente 8 horas de tempo e a produzir o que diz ser “boas receitas”, além de horas extras, e que mesmo assim está com salários em atraso.

“O mais grave que está a acontecer neste momento é que já esgotou o stock de toda a matéria-prima, comprada há pouco tempo, e o diretor-geral tem a ousadia de afirmar que a receita diária varia entre três e seis mil francos cfa” disse.

Mendonça acrescentou que, a titulo de exemplo, no posto de venda da empresa só a caderneta de aluguer de casa, custa 1.500 francos cada uma, tendo questionado de quantas cadernetas são vendidas por dia.

Aquele líder sindical acusou ainda a direção-geral da Inacep de desvio das receitas internas, razão pela qual, diz, “os cofres da gráfica estão vazios.

O Presidente do Sindicato de base da INACEP pediu que seja feita uma auditoria na empresa para apurar o volume do dinheiro desviado.

Disse que, se a direção-geral na Inacep quer que o sindicato lhe ajude a cobrar a alegada dívida contraída pelo Ministério das Finanças, no valor de 16 milhões de francos CFA deve apresentar documentos comprovativos. “Infelizmente os documentos não existem », disse
.

Segundo Walter Mendonça, a atual direção da INACEP tem uma dívida de salários em atraso de seis meses além dos 93 meses herdadas de 2000 à 2020.

Dans la même catégorie