MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Legislativas 2021/Fogo: UCID a favor de “mais promoção” para integração de Cabo Verde na CEDEAO


  3 Avril      53        Politique (25373),

 

São Filipe, 03 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) para o círculo eleitoral do Fogo considerou hoje que Cabo Verde “só terá a ganhar” com a sua integração na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Pedro Ribeiro reforçou que essa “maior aproximação” com os países do continente africano só será possível com uma “aposta forte” no desenvolvimento dos transportes aéreos e marítimos.
Mas, para isso, sustentou o candidato a deputado, a UCID “não abdica da presença de Cabo Verde na CEDEAO” e terá que eleger mais deputados para defenderem esse mesmo intercâmbio regional com países como Senegal, Nigéria, Gana ou Costa do Marfim.
Pedro Ribeiro disse acreditar que essa meta só será alcançada se o seu partido colocar, pelo menos, mais um deputado na Assembleia Nacional e que saiba “restaurar a confiança” do povo e defender os seus interesses.
“Vamos fazer-lhes perceber que a nossa candidatura é credível e que a UCID precisa de, pelo menos, um deputado do Fogo, porque com isso faremos a diferença”, sustentou Ribeiro, que adiantou que o MpD com três deputados “não fez diferença alguma”.
Aliás, classificou os deputados da ilha do Fogo de “uma vergonha e motivos de chachota” na Cidade da Praia e em Cabo Verde, pelo que a UCID, sintetizou, “não pode prestar este papel” à sociedade cabo-verdiana.
No quadro da sua política estratégica de transportes que engloba a CEDEAO, ser for Governo, a UCID pretende melhorar as ligações internas e também as estabelecidas com o continente, tanto por via aérea, como marítima.
Para o cabeça-de-lista regional, a UCID definiu uma política de transportes “credível, que conecta Cabo Verde com o Mundo e com a sub-região” e “não tendo essa ligação, nem por via aérea, muito menos, através de meios terrestres”, ficaria “mais complicado” o País atingir essa almejada integração na CEDEAO.
Pedro Ribeiro considerou, no entanto, que antes de ligar Cabo Verde à África e ao Mundo, os responsáveis nacionais teriam que resolver o problema dos transportes internos, nomeadamente inter-ilhas.
Na programação da campanha eleitoral, a caravana dos democratas cristãos estará hoje em contactos porta-a-porta com as populações das localidades de Ribeira Ilhéu e Atalaia.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
– PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos eleitorais de Cabo Verde, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
– As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie