MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Mulheres criativas da Praia reúnem-se durante o I Congresso Internacional Mulheres em Acção


  12 Avril      17        Société (45152),

 

Cidade da Praia 12 Abr (Inforpress) – O I Congresso Internacional Mulheres em Acção que decorre hoje na Cidade da Praia, com vista a criar e estimular acções que valorizem e empoderem as mulheres, promove um encontro de mulheres criativas.

Vera Lúcia, é uma das expositoras do evento e proprietária de um salão cabeleireiro, ostenta o slogan “Um toki di magia ki sta faltaba pa bo cabelo” (Um toque da magia que faltava para o seu cabelo, em português).

À imprensa, a também esteticista conhecida por Fatuca, avançou que é formada na farmacopeia, uma área onde utilizam essencialmente produtos e matérias primas naturais, nomeadamente cenoura, babosa, alecrim, hortelã, alho, gengibre, entre outros.

Segundo a mesma, a maioria dos produtos são adquiridos aqui em Cabo Verde, explicando que a sua produção, por ser uma infusão, “tem um momento certo de preparo, tem um tempo determinado na incubação e há uma forma específica de encher os frascos, para que não perca a qualidade”.

A sua produção abrange cabelo e pele, esclareceu Vera Lúcia, que espera expandir no mercado, e diz já ter começado a enviar para as outras ilhas e países como Estados Unidos da América, Portugal e França.

Aproveitou a ocasião para apelar a todos a valorizar os produtos de origem cabo-verdiana.

Por sua vez, Artemisa Tavares, conhecida como Mizy, disse que desde 2016 explora artes decorativas, pelo que explicou, o seu trabalho é feito de cimentos e toalhas, área, tecidos de sisal e plantas naturais.

Artes decorativas para ela é uma espécie de “terapia”, que nos momentos livres, “repõe” e “recupera” suas energias perdidas durante o dia e aliviar do stress.

O seu objectivo com a sua arte, é “realçar o entusiasmo” na vida de outras pessoas, disse, sublinhando que o seu produto é para ofertas e vendas.

Destacando a criatividade das mulheres, ressaltou que as mulheres têm a capacidade de se comprometer com mais de uma tarefa e instou as mesmas a inovarem sempre.

TC/DR

Dans la même catégorie