MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

PAICV regozija-se com subida de Cabo Verde no Índice de Percepção da Corrupção


  2 Février      75        Economie (21003),

 

Cidade da Praia, 02Fev (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) regozijou-se com a subida de Cabo Verde quatro lugares no Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela organização não-governamental Transparência Internacional.
Esta posição foi assumida pelo deputado nacional do PAICV Luís Pires em conferência de imprensa deste partido, na Cidade da Praia, para versar sobre a importância de governar com base no diálogo e na transparência.
“O PAICV sente-se feliz sempre que Cabo Verde acende as melhores posições nos ‘rankings’ mundiais e devo dizer que resgatamos a posição 60 que tínhamos atingido em 2015 em que estávamos em segunda posição em África, descemos em 2016 e voltamos a subir novamente, o que agrada a todos os cabo-verdianos”, assegurou.
Segundo Luís Pires este é um motivo de alegria para o País e a todos os cabo-verdianos, porque, isto é, fruto de uma construção colectiva de um Cabo Verde que não está a começar agora.
“Nós consideramos que é um trabalho conjunto e o mérito é de todos os cabo-verdianos, por isso, regozijamos com esta posição ascendente de Cabo Verde”, frisou.
Entretanto, defende que é preciso confrontar estes dados internacionais com o sentimento dos cabo-verdianos, alegando que a percepção interna vivida no dia-a-dia deste povo “não é de todo igual”.
Luís Pires terminou acrescentando que é preciso sempre melhorar as prestações para o bem e melhoria de vida para todos os cabo-verdianos.
A edição deste ano do Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela Transparência Internacional, mostra que Cabo Verde é juntamente com o Botsuana, depois das Seicheles, um dos países menos corruptos do continente africano.
O País subiu quatro lugares, passando para a 35ª posição numa avaliação de 180 países e territórios, tendo conseguido 60 pontos numa escala de zero a 100.

Dans la même catégorie