MAP Le gouvernement ivoirien veut éradiquer la tuberculose d’ici 2035 MAP Fès: Coup d’envoi de la phase finale du concours de la Fondation Mohammed VI des Oulema Africains de mémorisation du Saint Coran APS Kédougou : distribution de 600 kits alimentaires à des familles vulnérables APS Ansoumana Dione déplore l’errance des malades mentaux qui n’ont aucune assistance APS Vers l’acquisition d’un Modèle numérique de terrain pour anticiper sur les inondations MAP Togo: La Banque mondiale remet 34.000 tonnes d’engrais aux producteurs agricoles GNA Passage of Excise Duty Amendment Bill to promote good health GNA Minister appeals to Institute of Engineering to support local producers MAP Le président du Togo reçoit le président de la Banque mondiale MAP Cameroun: Le président nomme 30 sénateurs

PAICV regozija-se com subida de Cabo Verde no Índice de Percepção da Corrupção


  2 Février      18        Economie (17797),

 

Cidade da Praia, 02Fev (Inforpress) – O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) regozijou-se com a subida de Cabo Verde quatro lugares no Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela organização não-governamental Transparência Internacional.
Esta posição foi assumida pelo deputado nacional do PAICV Luís Pires em conferência de imprensa deste partido, na Cidade da Praia, para versar sobre a importância de governar com base no diálogo e na transparência.
“O PAICV sente-se feliz sempre que Cabo Verde acende as melhores posições nos ‘rankings’ mundiais e devo dizer que resgatamos a posição 60 que tínhamos atingido em 2015 em que estávamos em segunda posição em África, descemos em 2016 e voltamos a subir novamente, o que agrada a todos os cabo-verdianos”, assegurou.
Segundo Luís Pires este é um motivo de alegria para o País e a todos os cabo-verdianos, porque, isto é, fruto de uma construção colectiva de um Cabo Verde que não está a começar agora.
“Nós consideramos que é um trabalho conjunto e o mérito é de todos os cabo-verdianos, por isso, regozijamos com esta posição ascendente de Cabo Verde”, frisou.
Entretanto, defende que é preciso confrontar estes dados internacionais com o sentimento dos cabo-verdianos, alegando que a percepção interna vivida no dia-a-dia deste povo “não é de todo igual”.
Luís Pires terminou acrescentando que é preciso sempre melhorar as prestações para o bem e melhoria de vida para todos os cabo-verdianos.
A edição deste ano do Índice de Percepção da Corrupção, elaborado pela Transparência Internacional, mostra que Cabo Verde é juntamente com o Botsuana, depois das Seicheles, um dos países menos corruptos do continente africano.
O País subiu quatro lugares, passando para a 35ª posição numa avaliação de 180 países e territórios, tendo conseguido 60 pontos numa escala de zero a 100.

Dans la même catégorie