MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs

Política/Vice Presidente do PRS diz que Alberto Nambeia esteve em Patche Yalá em contactos com eleitorado


  22 Avril      58        Politique (25374),

 

Bissau,22 Abr 21(ANG) – O Vice Presidente do Partido da  Renovação Social(PRS), reafirmou hoje que o líder daquela formação política Alberto Nambeia esteve sim na povoação de Patche Yalá à convite dos eleitores locais.

“O líder do PRS Alberto Nambeia, na qualidade de deputado da Nação e Presidente de uma  formação política, se receber algum convite para qualquer parte do país, pensamos que tem por obrigação de marcar a sua presença”, sustentou Orlando Mendes Viegas, em conferencia de imprensa.

O PRS reagia assim a acusação contra o seu líder, feita por três co-fundadores do partido.

Mário Pires, Ibraima Sori Djaló e José de Pina acusaram o líder daquela formação política, Alberto Nambeia e do PAIGC Domingos Simões Pereira de terem realizado  encontro secreto com alguns militares, na povoação de Patche Yalá, no sector de Bula, norte do país.

Apelaram, na voz de Mário Pires o respeito escrupuloso pelos estatutos do Partido da Renovação Social, em todas as suas formas e funcionalidades, alegadamente para se evitar reuniões fora das estruturas.

O Vice Presidente da PRS disse que se a reunião de Patche Yalá foi realizada por outras intenções, como afirmam os membros cofundadores do partido, é das suas responsabilidades, acrescentando que, o que sabem é que Alberto Nambeia esteve naquela povoação para responder ao convite dos populares locais.

Orlando Mendes Viegas afirmou que o lider do PRS, na qualidade de deputado da Nação tem por obrigação de movimentar por todos os círculos eleitorais do país para se inteirar das dificuldades com que se deparam as populações.

“Por isso, não entendemos  tantas preocupações que as pessoas têm sobre o encontro do líder do PRS com os populares da Patche Yalá”, disse Viegas, acrescentando que essa povoação faz parte da Guiné-Bissau.

Perguntado sobre as revelações dos membros cofundadores do PRS de que, na referida reunião participaram igualmente alguns militares, o Vice Presidente do PRS, questionou se existe alguém com o nome de militar.

“Pensamos que o Presidente do PRS nunca teve encontros com os militares. Os militares estão em Bissau e se Alberto Nambeia pretende ter encontros com eles vai o fazer em Bissau e não em Patche Yalá”, salientou, frisando que, os membros cofundadores do PRS deviam revelar os nomes dos referidos militares.

Questionado  se o PRS irá continuar fiel ao acordo que sustenta o Governo de Nuno Gomes Nabian, Orlando Mendes Viegas respondeu que essa matéria não é o objecto da conferência de imprensa, adiantando contudo que, se existir qualquer iniciativa nesse sentido, o PRS, enquanto  formação política, irá torná-la pública.

Instado a dizer se existe uma negociação entre o PRS e o PAIGC para a constituição de uma nova maioria no parlamento, Orlando Mendes Viegas disse desconhecer e que os órgãos do partido igualmente não foram informados da situação.

Em relação as acusações dos membros cofundadores do PRS, sobre a falta de funcionalidade dos órgãos do partido, o Porta-Voz dos renovadores Victor Pereira disse que essa informação não passa de uma “grande mentira política”.

“A actual Direcção do PRS liderada por Alberto Nambeia, nos últimos 8 anos, nunca faltou um espaço para os militantes poderem exprimir livremente em reuniões dos órgãos”, acrescentou.

Dans la même catégorie