AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale ATOP Haho : le projet « suis-je gardien.ne de ma sœur » lancé à Notsè ATOP le Togo qualifié pour les championnats d’Afrique en Ethiopie MAP Le Maroc participe à la réunion spéciale du Forum économique mondial à Riyad MAP La Fédération zambienne de football risque une suspension faute d’organisation de son Assemblée générale (FIFA) AIP La gratuité ciblée expliquée aux populations de Soubré AIP SIAM 2024: l’ANADER mène des actions de prospections AIP Un plaidoyer pour des mesures en faveur des riverains des usines à San Pedro

São Vicente: Fundação Damata vai atribuir bolsas de estudo para estudantes da Escola do Mar


  1 Avril      28        Education (7138),

 

Mindelo, 01 Abr (Inforpress)- A Fundação José Damata Monteiro vai oferecer cinco bolsas de estudo para estudantes na Escola do Mar, em São Vicente, a partir do próximo mês de Setembro.
Em declarações à Inforpress, o presidente da fundação, Ismael da Silva, explicou que a bolsa foi criada em homenagem ao seu pai Gregório Simão Silva e é direccionada para alunos interessados no curso médio na área da marinha.
Segundo a mesma fonte, Gregório Simão Silva foi funcionário da capitania dos Portos, em São Vicente, durante 30 anos e “ajudou muitos jovens a viajar clandestinamente nos barcos estrangeiros que abasteciam o Porto Grande nos anos de 1950 a 1970”.
“Era contra o regime colonial e clandestinamente emitia mais cédulas de inscrição marítima do que o número estabelecido pelo governo colonial para poder ajudar os mais jovens a sair de Cabo Verde à procura de uma vida melhor noutros países”, afirmou o presidente da Fundação Damata Monteiro.
Assim, adiantou, será oferecida uma bolsa ao melhor aluno da Escola Salesiana, outra para a Escola Industrial e Comercial do Mindelo Guilherme Dias Chantre. As outras três serão oferecidas para alunos das comunidades pesqueiras de São Pedro, Calhau e Salamansa.
A Fundação José Damata Monteiro foi criada em 2012, por amigos da zona do Madeiralzinho, São Vicente, e emigrantes nos Estados Unidos (EUA) e na Europa.
A organização não-governamental (ONG) surgiu em homenagem a José Damata Monteiro, mindelense que por mais de quarenta anos teve um papel activo e de ensinamento junto dos jovens da zona de Madeiralzinho.
O foco da fundação esteve, primeiramente, nos problemas de cariz social e familiar da zona de Madeiralzinho, mas hoje em dia a sua principal aposta está na educação dos jovens mindelenses e também de outras ilhas de Cabo Verde, através da atribuição de bolsas de estudo para o Ensino Superior.
CD/JMV
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie