MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

São Vicente: Modelo do Centro de Acolhimento de Doentes Mentais será implementado em Santiago


  16 Juillet      27        Société (45143),

 

Mindelo, 16 Jul (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social disse hoje que o Governo vai levar a experiência do Centro de Acolhimento de Doentes Mentais, de São Vicente, para Santiago, principalmente Santa Catarina que carece de infra-estrutura deste tipo.
Lídia Lima falava à Imprensa durante a inauguração das obras de reabilitação do Centro de Acolhimento de Doentes Mentais, de São Vicente, localizado na zona de Vila Nova.
Segundo a governante a ideia é implementar centros para acolher doentes mentais em outras ilhas com o apoio das câmaras municipais locais.
“Vamos beber desta experiência para implementá-lo em outros ilhas de Cabo Verde. Temos problemas em Santa Catarina com doentes mentais e vamos ter todo o apoio da câmara municipal para abrir um projecto desta natureza lá”, explicou Lídia Lima.
A secretária de Estado da Inclusão Social garantiu total apoio do Governo para dar continuidade aos projectos sociais do Governo na ilha e a intenção de elaborar um projecto mais amplo em parceria com a câmara de São Vicente para acolher idosos que vivem em situação de abandono e de carência.
Na esfera nacional, Lídia Lima anunciou que, entre outras medidas, será criado um Plano Nacional para Pessoas Portadoras de Deficiência.
Conforme a coordenadora do Centro de Acolhimento de Doentes Mentais, Lenilda Brito, as obras de reabilitação do centro foram desenvolvidas através do projecto “Um parede de cada vez” (Uma parede de cada vez), de Baltazar Andrade (Balta), contemplaram a remodelação da cozinha, mudança das loucas sanitárias nas casas de banho e instalação de lavatórios para higienizar as mãos.
Também foram feitas pintura das camas, substituição dos colchões, mudança do piso e vedação do espaço frontal que se transformou num local de lazer ao ar livre para os doentes.
“Há outras necessidades e todo o apoio é bem-vindo. Precisamos de mais cadeiras de rodas e camas adaptadas para os acamados porque as que existem dificultam as senhoras a fazer a higienização dos pacientes”, afirmou a responsável.
Por sua vez, o vereador da área social da Câmara Municipal de São Vicente, Rodrigo Martins, explicou que o foi feito é um “melhoramento contínuo” do espaço, que acolhe “aproximadamente 40 doentes mentais”.
Mas, disse o autarca, “a câmara vai mobilizar recursos para quem todos os espaços sociais, principalmente os ligados à área social, sejam “espaços com muito humanismo”.

Dans la même catégorie