Inforpress Saúde: Enfermeiro nos EUA lança plataforma Health 360 no mercado cabo-verdiano Inforpress Sindep anuncia greve dos professores no arranque do ano lectivo Inforpress São Vicente: Presidente da República condecora Manuel de Novas e grupos ‘Kings’, ‘Kolá’ e ‘Nova Aurora’ Inforpress Qualificação CAN2025: “Tubarões Azuis” e “Faraós” defrontam-se na noite de hoje no Cairo Inforpress Paris2024: Heidilene Oliveira falha meias-finais dos 200 metros nos Jogos Paralímpicos Inforpress Porto Novo/Monte Trigo: Famílias respiram de alívio com a conclusão do muro de protecçãodas habitações AIP planetGOLD Côte d’Ivoire réinvente l’orpaillage artisanal face aux défis environnementaux et socio-économiques (Feature) MAP Éliminatoires CAN-2025 (1ère Journée/Gr.B): victoire du Maroc face au Gabon (4-1) MAP Le réseau des confréries soufies a contribué au renforcement des relations maroco-africaines (M. Toufiq) APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Eliminatoires CAN : Seyni Dieng et Nicolas Jackson titulaires, Jakobs, Niakhaté et Habib Diallo absents

São Vicente: Morna Fest leva dez artistas ao palco no décimo aniversário do certame


  28 Novembre      35        Arts & Cultures (3368), Musique (526),

 

Mindelo, 28 Nov (Inforpress) – A organização do espetáculo de música Morna Fest vai levar ao palco dez artistas para o show previsto para 16 de Dezembro, no evento que celebra o 10.º aniversário e que homenageia o falecido músico Humbertona.
O espectáculo vai decorrer na Pracinha do Liceu Velho e, de acordo com a organização, do cartaz fazem parte Bau Almeida, Carlos Matos, Maria de Barros, Assol Garcia, Mário Marta, Sandra Horta, Tiolino, Dudu Araújo, Jorge Sena e Zeca di Nha Reinalda, alguns dos quais actuaram nos espetáculos de homenagem ao músico, realizado nas outras ilhas.
Aliás, o show em São Vicente acontece um dia depois do espectáculo do Morna Fest no auditório da Assembleia Nacional, na Cidade da Praia, que vai suceder, por seu lado, a outros três previstos para o Polivalente de Chanzinha, em São Nicolau, em Alameda, em São Filipe, na ilha do Fogo, e na Praça Nova Sintra, na ilha Brava, todos em homenagem a Humbertona.
Humbertona faleceu em Agosto no hospital Baptista de Sousa em São Vicente. O músico e diplomata era considerado “uma das maiores referências do violão cabo-verdiano”.
Nasceu a 17 de Fevereiro de 1940, em Chã de Manilin, no Norte, em Santo Antão, localidade então pertencente ao concelho do Paul, onde residiu até aos dois anos, altura em que se fixou na ilha vizinha de São Vicente, juntamente com os pais.
Frequentou o então Liceu Gil Eanes, quando passou a ser conhecido como Humbertona, em destrinça a outro jovem seu homónimo que, também, andava nesse mesmo estabelecimento de ensino secundário sanvicentino.

Dans la même catégorie