MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

São Vicente: OMCV lança bolsa ecológica para consciencializar população e empresas


  26 Mars      39        Environnement/Eaux/Forêts (6477),

 

 

 

Mindelo, 26 Mar (Inforpress) – A delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em São Vicente, fez quinta-feira o lançamento de uma bolsa ecológica que pretende consciencializar a população e as empresas para a protecção ambiental.

Segundo mentora, Arceolinda Fortes, que é designer de profissão, tudo começou quando recebeu o convite da delegada da OMCV para ser voluntária da instituição.

“Então resolvi pensar no que fazer para criar novas políticas para a OMCV, novos desafios e também para responder a algumas necessidades da sociedade actualmente”, explicou a jovem à Inforpress e à Rádio de Cabo Verde.

Daí surgiu a bolsa ecológica que tem por finalidade acabar definitivamente com as bolsas de plástico, mas também ajudar algumas mulheres que ficaram sem rendimento devido à pandemia e que procuraram a OMCV.

Arceolinda Fortes disse terem contado com a colaboração de cinco mulheres, que produziram cem bolsas para consciencializar a sociedade e agora querem fazer outras bolsas trazidas por outros designers, que também trabalham com a OMCV.

“Outro desafio é que queremos que outras empresas adiram à iniciativa, se quiserem trocar as bolsas de plástico por uma bolsa mais ecológica, então podemos lançar um desafio com eles”, sustentou a mesma fonte.

O projecto-piloto de “E-bolsa”, que tem como lema “A minha bolsa não é plástico” vai servir para a OMCV doar a alguns parceiros, nesta primeira fase, e também vender pelo preço de 200 escudos, mas que, como considerou a delegada da instituição, Fátima Balbina Lima, precisa de consciência ecológica para ganhar mais colaboradores.

“Porque também é uma poupança, porque vemos todos os dias pessoas nos mini-mercados carregando sacos de plástico que, apesar de haver neste momento um saco ecológico, mas não deixa de ser plástico”, considerou a responsável, adiantando estarem à procura de financiamento para produzir bolsas em grande escala e ao mesmo tempo dar trabalho para as costureiras no desemprego.

Por estas razões, ajuntou que estão a dar o pontapé de saída para a confecção deste saco ecológico que pode ser facilmente transportado dentro de um bolso.

O lançamento da E-bolsa insere-se nas comemorações dos 40 anos da OMCV, que estão sendo assinalados desde 01 de Março e termina neste sábado, 27.

Dans la même catégorie