MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Situação do País reclama ponderação e maturidade dos cidadãos e lideranças – Pedro Pires


  22 Mars      37        Politique (25374),

 

 

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) – O antigo Presidente da República, Pedro Pires, considera que o País está a passar por uma situação “crítica e de muitas incertezas”, que reclamam ponderação e maturidade dos cidadãos e das lideranças.

A posição foi manifestada pelo antigo Chefe do Estado num artigo de opinião intitulado” Entre o silêncio tranquilizante e a realidade interpeladora”, publicado no site do Instituto Pedro Pires.

“Temos passado por momentos críticos que vêm reclamando dos cidadãos e das lideranças ponderação e maturidade que ajudem a encontrar escolhas e soluções realistas e viáveis em bases sólidas”, escreveu Pedro Pires, aconselhando que os interesses nacionais têm que ser acima de quaisquer outros”, notou.

Para Pedro Pires, a escolha de objectivos a realizar e de caminhos a seguir para os alcançar constituem elementos cruciais, constitutivos da tomada de decisão e da probabilidade de obtenção dos resultados almejados.

“A programação e a escolha de prioridades constituem outro exercício sensível de gestão, que reclama realismo e inteligência estratégica, pois não se pode baralhar o roteiro nem errar nas sequências de concretização”, precisou.

O antigo Chefe do Estado, apontou, por outro lado, que os caminhos fáceis e as soluções ligeiras e descuidadas, “a fim de agradar expectativas irrealistas ou de mobilizar apoios efémeros,” contribuem para desresponsabilizar as pessoas e as comunidades, afastando-as da situação objectiva e de soluções sólidas e duradouras.

Por isso advogou que as facilidades não representam escolhas acertadas, especialmente, quando a resposta adequada seria conceber e concretizar soluções viáveis, sólidas e duradouras.

“Neste embate por uma verdadeira salvação nacional, antes de qualquer outro elemento de ordem material ou materialista, deve-se destacar, valorizar e estimular a força anímica que nos tem inspirado: o amor a Cabo Verde”, indicou o comandante.

Pedro Pires apontou, ainda, que estando em tempo escolhas políticas, cabe a responsabilidade maior aos eleitores que vão decidir, advertindo que a situação pós-covid-19 exige uma gestão muito criteriosa, ponderada e rigorosa e austera no uso e distribuição dos recursos públicos.

“A recuperação económica, financeira e social, a seguir, que alguns já chamam de reconstrução nacional, terá que ser sempre uma obra de dimensão nacional, complexa e de longo prazo”, concluiu.

Dans la même catégorie