AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre) MAP La Namibie découvre un gisement pétrolier de plus 10 milliards de barils MAP Burkina Faso : une soixantaine de terroristes neutralisés par l’armée dans l’est du pays APS SENEGAL-UNIVERSITE-PARTENARIAT / Signature d’une convention entre l’UCAD et le complexe Ahmadoul Khadim de Touba APS SENEGAL-ADMINISTRATION-FORMATION / Lutte contre les crimes financiers : l’ONRAC et le CFJ mutualisent leurs actions ANP Niamey :La Fifa inspecte les installations du centre technique de la Fenifoot

Uni-CV realiza II Colóquio para reflectir sobre futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde


  25 Novembre      62        Education (7136),

 

Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza, hoje e sexta-feira, na Praia, o II Colóquio para reflectir sobre o futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde, com olhares de pesquisadores de diferentes países.
A informação foi avançada à imprensa pelo vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais Humanas, Vladimir Ferreira, à margem do II Colóquio sobre “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais” com a participação de vários países.
Segundo apontou, o evento surgiu quase dez anos após o primeiro colóquio, realizado em 2012, e tem como objectivo fazer um balanço da evolução da última década do País e também reflectir sobre as transformações sociais ocorridas após covid-19.
“É uma oportunidade para reflectirmos sobre as novas tendências de pesquisa no campo das Ciências Sociais, mas é também um colóquio que vinca a necessidade de um maior investimento do Estado nas Ciências Sociais, na pesquisa, na inserção profissional dos jovens que estão a formar nas Ciências Sociais”, assegurou.
Vladimir Ferreira considerou que é preciso repensar o sistema de financiamento do ensino superior, acrescentando ainda que é preciso recolocar as Ciências Sociais no contexto pós pandemia de covid-19, mas também num processo de crescimento e avanço do sistema neoliberal, que é um sistema dominante no mundo actual.
Daí que, de acordo com a mesma fonte, organizaram o segundo colóquio que envolve conferencistas de vários Países e diversos temas para serem abordados.
Para além do tema “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais: Desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”, os conferencistas vão também analisar temas “importantes” da actualidade como: cultura, turismo e desenvolvimento, democracia, partidos e eleições em Cabo Verde, em perspectiva comparada, desafios da democracia, crises institucionais, personalismo, centralismo e resiliências autoritárias no século XXI.
Conforme Vladimir Ferreira, o II Colóquio enquadra-se na reflexão sobre o futuro das Ciências Sociais no mundo com foco em Cabo Verde sobre os olhares de pesquisadores de diferentes países.
“A continuidade para o evento dessa natureza depende muito dos apoios e incentivos para tal. Precisamos que se invista mais nas Ciências Socias”, advogou.
Por seu turno, o antropólogo belga Pierre Joseph Laurent disse que é a primeira vez que está a realizar uma conferência sobre o livro “crioulização: A invenção de Cabo Verde”, e explicou que abordou o termo crioulização com o objectivo de compreender a história sobre bruxaria, assombração, ódio, finado em Cabo Verde.
O colóquio conta com 15 diferentes áreas temáticas divididas em grupos de trabalhos e mesas redondas.

Dans la même catégorie