MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

União Europeia quer elevar a parceria especial com Cabo Verde, embaixadora Sofia de Sousa


  10 Mai      23        Politique (25374),

 

Cidade da Praia, 10 Mai (Inforpress) – A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde afirmou domingo que os estados membros têm uma equipa unida que se tem esforçado para trabalhar com as autoridades nacionais e cabo-verdianos para elevar a parceria União Europeia/Cabo Verde.
Sofia Moreira de Sousa deu estas garantias esta tarde na Praça de Safende, bairro escolhido para o acto simbólico da comemoração do Dia da Europa, em Cabo Verde, que se assinala hoje, sob o signo da união e da solidariedade.
Numa fusão da Língua Portuguesa e crioula, a embaixadora enalteceu a importância deste evento comunitário, num dia “tão importante” para a comunidade que celebra 71 anos da histórica Declaração de Robert Schuman, em 1950, de que a paz e a prosperidade só podem ser alcançadas através de trabalho conjunto.
União, cooperação e solidariedade foram ideais de Robert Schuman, que Sofia Moreira de Oliveira retratou, explicitando que a Europa far-se-á através de “realizações concretas que criarão uma solidariedade de facto”, ressalvando que união, solidariedade e liberdade afiguram-se como valores da base da UE e das suas parcerias.
“São os valores que nos unem a este País, Cabo Verde. Estamos empenhados em parcerias que melhorem as condições de vida dos nossos povos. Porque as realizações das parcerias são feitas de pessoas, quisemos continuar a nossa tradição em assinalar esta data com cabo-verdianos e cabo-verdianas num espaço público e aberto a todos”, referiu.
A praça da Safende foi embelezada com uma pintura mural concebida e executada pela artista portuguesa Rafi die Erste, que interpretou a inclusão social, promoção de igualdade de género, cultura e turismo sustentável, áreas que a UE trabalha em parceria com Cabo Verde.
O trabalho foi realizado em estreita colaboração com a Associação Comunitária Amihos de Safende.
O bairro de Safende e a Associação Comunitária Amigos de Safende foram escolhidos, explicou a embaixadora, como uma “forma simbólica” de homenagear todos os que trabalham para a comunidade assim como para o País, numa altura em que “muita gente dedica a sua vida e o tempo a trabalhar para outros”, face à pandemia da covid-19.

Dans la même catégorie