ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução ANG Comunicação Social/ Jornalistas participantes no seminário sobre “Verificaçao dos Factos”, criam rede para combater “falsas notícias” MAP L’UE débloque 47 millions d’euros pour la lutte contre le terrorisme au Bénin APS SENEGAL-SOCIETE / Accident meurtrier de Koungheul : Bassirou Diomaye Faye appelle les services compétents à porter assistance aux victimes APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Gambie : décès d’un soldat sénégalais de la mission militaire de la Cedeao (armée) – Agence de presse sénégalaise – APS ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula

Sociedade Cabo-verdiana de Música distingue câmara de São Miguel com Label Copyright Friendly


  6 Août      31        Société (45134),

 

Pedra Badejo – A Câmara Municipal de São Miguel foi distinguida pela Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) com o Label Copyright Friendly, por ser amiga dos autores e a segunda autarquia do País a pagar os direitos desses profissionais.
O acto aconteceu esta quarta-feira, na cidade da Calheta, após uma formação destinada aos autores e agentes culturais do concelho de São Miguel e o pagamento dos direitos do autor no concelho, fruto de uma parceria entre a edilidade e a SCM.
Conforme a presidente da SCM, Solange Cesarovna, trata-se de um selo internacional, que distingue a câmara como uma entidade amiga do autor.
“Este selo é uma parceria entre a Confederação Internacional da Sociedade de Autores e Compositores, a SCM e o Governo, que aceitou para Cabo Verde ser o primeiro País a receber este projecto-piloto que distingue as instituições que respeita e remunera os autores”, explicou.
A responsável mostrou-se satisfeita com esta distinção e aproveitou o momento para lançar o repto para outras edilidades.
“O nosso próximo passo é acreditar que todas as câmaras municipais vão pagar os direitos do autor para poderem ser distinguidas também com o Label Copyright Friendly, porque o nosso sonho maior é que Cabo Verde seja distinguido com este Label, por ser um País rico em termos culturais”, mostrou, salientando que para isso é necessário seguir exemplos da autarquia micaelense.
No seu entender, estas iniciativas irão elevar a profissão dos autores e artistas em Cabo Verde.
O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, assegurou que hoje é um dia “histórico” para os artistas e todos os autores e criadores no município.
“Esta distinção significa a valorização dos nossos artistas e todos os nossos autores, criadores e talentos do município”, declarou.
Por outro lado, considerou que esta distinção demonstra, também, que a câmara de São Miguel é uma instituição amiga dos direitos autorais.
“Vem na sequência de todo o trabalho que temos feito em matéria de valorização e promoção cultural no município de São Miguel”, enfatizou, salientando que se está perante um momento de regozijo, que demonstra que a sua liderança se preocupa com a melhoria da qualidade de vida dos autores, artistas e todos os talentos do concelho.
Para Herménio Fernandes, a distinção dá mais responsabilidade ao município no que se refere aos direitos autorais.
“Pagamento dos direitos autorais é uma grande iniciativa também para a formalização daquilo que é a actividade profissional dos artistas”, reforçou.

Dans la même catégorie