- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Sociedade Cabo-verdiana de Música distingue câmara de São Miguel com Label Copyright Friendly

Pedra Badejo – A Câmara Municipal de São Miguel foi distinguida pela Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) com o Label Copyright Friendly, por ser amiga dos autores e a segunda autarquia do País a pagar os direitos desses profissionais.
O acto aconteceu esta quarta-feira, na cidade da Calheta, após uma formação destinada aos autores e agentes culturais do concelho de São Miguel e o pagamento dos direitos do autor no concelho, fruto de uma parceria entre a edilidade e a SCM.
Conforme a presidente da SCM, Solange Cesarovna, trata-se de um selo internacional, que distingue a câmara como uma entidade amiga do autor.
“Este selo é uma parceria entre a Confederação Internacional da Sociedade de Autores e Compositores, a SCM e o Governo, que aceitou para Cabo Verde ser o primeiro País a receber este projecto-piloto que distingue as instituições que respeita e remunera os autores”, explicou.
A responsável mostrou-se satisfeita com esta distinção e aproveitou o momento para lançar o repto para outras edilidades.
“O nosso próximo passo é acreditar que todas as câmaras municipais vão pagar os direitos do autor para poderem ser distinguidas também com o Label Copyright Friendly, porque o nosso sonho maior é que Cabo Verde seja distinguido com este Label, por ser um País rico em termos culturais”, mostrou, salientando que para isso é necessário seguir exemplos da autarquia micaelense.
No seu entender, estas iniciativas irão elevar a profissão dos autores e artistas em Cabo Verde.
O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, assegurou que hoje é um dia “histórico” para os artistas e todos os autores e criadores no município.
“Esta distinção significa a valorização dos nossos artistas e todos os nossos autores, criadores e talentos do município”, declarou.
Por outro lado, considerou que esta distinção demonstra, também, que a câmara de São Miguel é uma instituição amiga dos direitos autorais.
“Vem na sequência de todo o trabalho que temos feito em matéria de valorização e promoção cultural no município de São Miguel”, enfatizou, salientando que se está perante um momento de regozijo, que demonstra que a sua liderança se preocupa com a melhoria da qualidade de vida dos autores, artistas e todos os talentos do concelho.
Para Herménio Fernandes, a distinção dá mais responsabilidade ao município no que se refere aos direitos autorais.
“Pagamento dos direitos autorais é uma grande iniciativa também para a formalização daquilo que é a actividade profissional dos artistas”, reforçou.