- FAAPA FR - http://www.faapa.info -

Ilha do Sal: Cientistas da NASA partilham lançamento de balão para pesquisas espaciais com alunos do liceu

Espargos, 29 Set (Inforpress) – Um grupo de cientistas da NASA encontra-se na ilha do Sal para desenvolver um trabalho a nível do clima e ambiente, tendo esta quarta-feira partilhado o lançamento de um balão para pesquisas espaciais com alunos do ensino secundário.
Os cientistas Will McCarty, sede da NASA, do Program Scientist, John Zawislak, da Universidade de Miami, Cientista Investigador, e Ed Nowottnick, do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, Cientista Investigador encontram-se no Sal desde finais de Agosto passado.
Ao longo do mês de Setembro estes cientistas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, a sigla em inglês), dos Estados Unidos da América têm estado a bordo do laboratório de ciências aerotransportadas DC-8 da NASA para estudar as interacções entre a poeira do Saara e as nuvens tropicais.
Segundo uma nota a que a Inforpress teve acesso, a missão denominada Convective Processes Experiment – Cabo Verde (CPEX-CV) é um projecto conjunto entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), cujos voos são realizados a partir da ilha do Sal.
“As perturbações tropicais que se desenvolvem no Atlântico Oriental são frequentemente ciclones tropicais na sua forma mais jovem”, refere o mesmo documento, explicando que ao estudar estas perturbações, os cientistas podem compreender melhor como funcionam e porque podem ou não transformar-se em tempestades mais fortes.
Hoje de manhã o grupo de cientistas esteve rodeado de alunos do ensino secundário do Liceu Olavo Moniz e da Escola da Murdeira, para fazer o lançamento do balão com radiossonda, na praia de Santa Maria, respondendo algumas perguntas, embora a comunicação tenha sido toda ela em inglês e a maioria dos alunos não dominarem o idioma.
Os balões são considerados ferramentas de “grande importância” para pesquisas espaciais.
Depois do lançamento, os cerca de 30 estudantes foram conduzidos à sala de conferência de um dos hotéis da cidade turística para presenciarem a leitura dos dados registados após o lançamento do balão.
À tarde o programa foi reservado a uma visita guiada à aeronave da NASA, a partir do terminal da Safeport CV, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral.
O momento foi também testemunhado pelo presidente da Câmara do Sal, Júlio Lopes, o vereador do Ambiente e Saneamento, Francisco Correia, os alunos e a comunicação social local, onde foram passadas algumas informações sobre o trabalho e o processamento de dados dentro da aeronave.
No fim da actividade, o cientista investigador, Jon Zawislak da Universidade de Miami, disse em declarações à imprensa que todos os dados vão ser, com certeza, partilhados com os serviços da Meteorologia e Geofísica, no Sal.
A NASA é uma agência do Governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. A sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”.