ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução ANG Comunicação Social/ Jornalistas participantes no seminário sobre “Verificaçao dos Factos”, criam rede para combater “falsas notícias” MAP L’UE débloque 47 millions d’euros pour la lutte contre le terrorisme au Bénin APS SENEGAL-SOCIETE / Accident meurtrier de Koungheul : Bassirou Diomaye Faye appelle les services compétents à porter assistance aux victimes APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Gambie : décès d’un soldat sénégalais de la mission militaire de la Cedeao (armée) – Agence de presse sénégalaise – APS ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula

Agentes sindicais recebem capacitação para o combate ao uso abusivo do álcool


  15 Octobre      25        Société (45134),

 

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – Um grupo de agentes sindicais começou esta quarta-feira na Cidade da Praia, uma formação no combate ao uso abusivo de álcool, evento que serviu para assinalar o aniversário da entrada em vigor da nova lei do álcool.

Na sessão de abertura, Manuel Faustino, chefe da Casa Civil e coordenador da Campanha Menos Álcool mais vida, também médico psiquiátrica, disse que o encontro tem como “objectivo simbólico”, comemorar o primeiro aniversário da entrada em vigor da nova lei do o álcool, que foi no dia 05 de Outubro de 2019.

“Objectivamente, o que pretendemos é associar os sindicatos à campanha, através das duas centrais sindicais [UNTC-CS e CCS]. O odjectivo, realmente, é capacitar, não adianta apenas sensibilizar, não adianta apenas dizer é preciso ter conhecimento para que de facto a lei possa ser conhecida e cumprida na íntegra”, explicou.

O responsável sublinhou ainda, que a lei tem de ser divulgada e levada a todos para que os trabalhadores possam conhecer as suas obrigações e os seus direitos, porque a lei impõe obrigações e deveres, mas ela tem uma perspectiva ampla de prevenção, na responsabilização dos trabalhadores e na responsabilidade dos patrões.

“A ideia é discutir, debater e ajudar os trabalhadores a saberem quais são as suas obrigações e quais são os seus direitos, para que sejam gentes de transformação nessa área complicada que é o uso abusivo de bebidas alcoólicas”, frisou.

O coordenador prossegue, afirmando que a formação já teve outras sessões antes de hoje, de forma contínua, através das plataformas digitais e encontros virtuais mensais feito com vários parceiros e reuniões presenciais controladas.

“Já fizemos umas 12 sessões desta natureza, e na de hoje vai estar presente três especialistas, um da área do direito laboral, da fiscalização e o outro da área de psicologia”, disse.

“A lei prevê que as empresas ajudem na sensibilidade, informação e prevenção, no tratamento e reabilitação dos trabalhadores, porque o problema do uso abusivo de álcool é um problema de saúde e não meramente disciplinar”, finalizou.

A lei nº 51/IX/2019 de 08 de Abril foi elaborada no âmbito da campanha “Menos álcool, mais vida”, promovida pela Presidência da República, com o pressuposto de que o alcoolismo constitui “um importante problema social e de saúde pública”, interferindo “negativamente” na vida pessoal e social de um indivíduo.

Além de proibir a publicidade de bebidas alcoólicas, bem como a sua venda nos serviços e organismos da Administração Pública central e local, nos locais de trabalho, quiosques e outros espaços, a lei zela, também, pela prevenção da procura em espaço escolar, locais de lazer, entre outros, tendo em vista a protecção da saúde e segurança.

DM/DR

Dans la même catégorie