AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

CNE tem novo site com destaque para o processo eleitoral


  23 Juillet      42        Politique (25373),

 

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) – A Comissão Nacional das Eleições (CNE) fez quarta-feira a apresentação pública do novo site (www.cne.cv), cujo destaque é o processo eleitoral no âmbito das eleições autárquicas a ter lugar este ano no País.
O site desenhado pelo web designer Helton Galina, dispõe de informações úteis sobre todo o processo eleitoral, que se iniciou em 1991 com as eleições legislativas e presidenciais realizadas no País, sobre as eleições autárquicas nos 22 municípios, notícias, sala de imprensa, entre outras.
No acto da apresentação do site, a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, disse que a informações sobre as eleições em Cabo Verde.
No evento em que a presidente da CNE aproveitou para fazer o ponto de situação relativo aos preparativos das eleições de 2020, ficou o apelo no sentido de que as eleições constituem um momento ímpar para a “legitimação dos governantes locais e nacionais” e que não deve ser “parado”, mesmo com a situação da pandemia que se vive.
“Não obstante as incertezas trazidas pela pandemia global e a situação de calamidade pública que o País atravessa, está assente e demonstrada a necessidade de não ficarmos parados, pois, o País precisa avançar, ainda que em ritmo diferente e não desejado”, disse.
A CNE que quer estar pronta para quando for chamada a cumprir o seu papel, segundo Maria do Rosário Pereira, vem buscando caminhos e novas soluções para promover informações eleitorais acessíveis e promover eleições credíveis e inclusivas.
Sendo assim, afirmou, que com o novo modelo do site, os cidadãos eleitores, os partidos políticos e potenciais candidatos às eleições no País, vão ter acesso aos serviços da CNE, entregar ou levantar correspondência através do endereço electrónico, consultar locais de votos, entre outros.
Além destas informações, sublinhou, o novo site conta com informações eleitorais no ‘podcast’ para pessoas com deficiência visual e auditiva, assim como um Guia do Cidadão Eleitor, com tradução em linguagem gestual.
O novo site, explicou ainda, dispõe de dados das listas dos candidatos das eleições municipais de 2016 desagregados por sexo.
PC/DR
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie