AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS

Embaixador da China afirma que a estabilidade política na Guiné-Bissau é fundamental para se aproveitar mais oportunidades


  12 Novembre      98        Coopération (2268), Securité (3007),

 

Bissau, 12 Nov 18 (ANG) – O Embaixador da china no país disse esperar para breve que o país tenha estabilidade política e governativa para aproveitar, da melhor forma, as oportunidades oferecidas pelo governo da República Popular da China.

O desejo de Jin Hongjun foi manifestado sexta-feira em conferência de imprensa, no quadro dos 40 anos da reforma e da abertura da China.

O diplomata chinês disse que a Guiné-Bissau tem vindo a aproveitar bem dos projectos de cooperação assinados com a China, justificando a sua afirmação com a vinda ao país de uma equipa de oftalmologistas chineses, e que durante a sua estada no país realizou 200 cirurgias e formaram um número significativo de oftalmologistas nacionais.

« Pode-se fazer melhor se houver a estabilidade política e governativa na Guiné-Bissau », afirmou.

Instado a falar das trocas comerciais entre os dois países Jin Hongjun disse que, ao nível bilateral, a troca tem uma expressão mínima e que isso tem a ver com os canais e da pouca vontade dos empresários nacionais em importar os produtos chineses.

Interrogado sobre o andamento dos projectos assinados entre a China e a Guiné-Bissau, informou que o governo através das instruções do Chefe de Estado guineense Mário Vaz criou uma comissão interministerial para acompanhar a implementação dos acordos rubricados entre os dois países.

No momento, segundo o Embaixador da China, já foi lançado a primeira pedra para a construção da segunda fase do Porto de Pesca de Bissau, orçado em 25 milhões dólares e que as obras terão a duração de um pouco mais de dois anos.

Informou que essa obra não constitui uma dívida para o Estado guineense, por se tratar de uma doação do governo da República da Popular da China.
Jin Hongjun disse estar igualmente a preparar o início das obras de construção da auto-estrada que liga o aeroporto ao sector de Safim, orçado em 28 milhões dólares, a título de doação.
Sobre a demora na construção da referida auto-estrada, sobretudo no que diz respeito as indeminizações aos proprietários das casas que eventualmente serão demolidas, Jin Hongjun explica que essa despesa é da responsabilidade das autoridades nacionais.

Na área de agricultura informou que o chefe de Estado guineense Mário Vaz no encontro mantido com o « pai do arroz híbrido » da China, com a intenção de aumentar a produtividade de plantação de arroz na Guiné-Bissau, este prometeu enviar uma equipa para avaliar as potencialidades agrícolas do país.

 » A média de produção por hectar de arroz na Guiné-Bissau é de dois toneladas . Com arroz híbrido a produção pode atingir 18 á 20 toneladas por cada hectar, mas a meta definida pelo Presidente José Mário Vaz é de cinco toneladas, o que vai representar um aumento ao dobro da produção local. Facto que vai colmatar a lacuna que o país tem em termos deste cereal base de alimentação dos guineenses », assegurou.

De acordo com o diplomata, a Guiné-Bissau precisa anualmente de 240 mil toneladas de arroz e produz actualmente apenas 100 mil, cerca de 40 por cento da necessidade, por isso, disse que o seu país vai apostar nessa área.

Perguntado se a crise política na Guiné-Bissau não tem influência nos projectos de cooperação entre os dois países disse que a China está para ajudar, por isso não introduz nenhuma pré-condição política para a concretização de qualquer projecto, independentemente dos governos.

« Mas há uma outra área em que a crise tem o seu impacto, sobretudo na parte empresarial, porque os investidores apostam no país quando há condições e existem uma legislação que favorece o investimento », afirmou.

O Embaixador da China no país lamentou o facto de algumas empresas terem assinado contracto de investimentos com o anterior governo mas que depois foram recusados por outro executivo, salientando que esses acontecimentos têm um impacto negativo na atracção de investimentos estrangeiros para o país.
ANG/LPG/ÂC//SG

Dans la même catégorie