MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte

Ilha do Sal: PM testemunha inauguração das obras de ampliação do Sistema de Saneamento das Águas Residuais de Santa Maria


  1 Décembre      48        Environnement/Eaux/Forêts (6479),

 

Santa Maria, 01Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, presidiu esta quarta-feira à inauguração das obras de ampliação do Sistema de Saneamento das Águas Residuais de Santa Maria, no Sal, devendo servir uma população residente de 8 mil pessoas e 14 mil turistas.
Estas obras na ETAR de Santa Maria, resultam-se num investimento de mais de 400 milhões de euros, promovidas mediante parceria público/privada junto do Governo, a Câmara Municipal do Sal e a empresa concessionária do serviço de saneamento na ilha, a APP Ambiente.
As construções na ETAR de Santa Maria permitiram uma ampliação da sua capacidade em 50 por cento (%), passando assim, de um caudal de entrada máximo de 2.500 m3/dia, para 3.750 m3 /dia, tendo para o efeito, sido construída uma nova linha de tratamento biológico, de 1.250 m3/dia.
O projecto de ampliação contemplou ainda a extensão da rede de esgotos com uma nova estação de elevação na zona hoteleira de Ponta Sinó e a correspondente linha de impulsão de 5 Km de longitude, cujo equipamento foi dotado de um sistema de separação de sólidos, gorduras e areias.
A ETAR de Santa Maria conta, ainda, com um posto de recarga de viaturas eléctricas.
Na sua intervenção, Ulisses Correia e Silva disse que é com satisfação que testemunha o evento, de facto “marcante” nesta fase de expansão, considerando “exemplar” a parceria entre a APP e o Governo, visando o desenvolvimento sustentável do País.
“Este tipo de investimento mostra-nos que, de facto, há soluções. Podemos transformar esta realidade agreste em espaços verdes. Esta água, bem utilizada, com bom planeamento de espaços verdes, podemos, de facto, alterar o quadro da ilha, que é importantíssimo”, salientou Correia e Silva, reiterando que o Governo está “muito satisfeito” com a intervenção da APP em Cabo Verde.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração da empresa Águas de Ponta Preta (APP), Norberto Larriba, sublinhou que esta infraestrutura é um “exemplo claro” de como os desafios podem ser superados.
“O desenvolvimento e a ampliação desta infraestrutura são um claro exemplo do que os cabo-verdianos definem como um ‘djunta mo’ (juntar as mãos). Agora que o terminamos, podemos dizer que é um projecto bem-sucedido. Mas, realmente, o sucesso foi baseado no caminho”, frisou.
Manifestando, igualmente contentamento por mais uma obra desta envergadura, na ilha do Sal, o presidente da câmara municipal, Júlio Lopes, compreende que se está a “aproximar muito” do objectivo traçado de atingir 50% de energia renovável.
“Estamos todos de parabéns por estarmos hoje a inaugurar mais uma etapa neste processo de sustentabilidade. Pelos cálculos que fiz, no Sal estamos bem em matéria de energias renováveis, com esta intervenção vamos alcançar os 40% de energias renováveis, o que, de facto, é uma grande obra. Esse é o caminho”, concluiu o autarca.

Dans la même catégorie