AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

Minha maior ambição é ver jovens a concretizar as suas ideias e a transformar Cabo Verde através do digital – Pedro Lopes


  21 Août      69        Société (45130),

 

Cidade da Praia, 21 Ago (Inforpress) – Pedro Lopes afirmou hoje que a sua maior ambição enquanto secretário de Estado para a Inovação é de ver jovens cabo-verdianos a concretizar as suas ideias e contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde através do digital.
O governante fez estas declarações em entrevista à Inforpress, na sequência da sua selecção para a lista de inovadores e precursores de 50 países do continente africano, anunciada esta quinta-feira.
“Esta é uma notícia importante, porque Cabo Verde se afigura na lista, por isso, é que é importante que Cabo Verde esteja lá representado. É um orgulho partilhar a lista com outros jovens inovadores africanos, eles são o rosto da mudança do continente”, afirmou.
Pedro Lopes asseverou que a sua nomeação, na referida lista, o mérito é de todos que estão envolvidos na promoção do sector e que estão no terreno a desenvolver ideias e a concretizar projectos no referido sector.
Declarou que o seu maior objectivo no sector da inovação é ver verdadeiros talentos cabo-verdianos a conseguirem criar seu negócio através do digital em Cabo Verde e poder servir as pessoas não só em termos empresariais, mas também através das políticas governamentais.
Afiançou neste sentido que o Governo está a trabalhar na criação de condições para que os jovens tenham uma autoestrada para o mundo através do digital, lembrando que o executivo tem em curso projectos estruturantes que irão promover o sector.
Reconheceu, no entanto, que o sector da inovação enfrenta ainda desafios que considerou “normais”, realçando que Cabo Verde tem ainda um mercado pequeno, poucos investidores, capital de risco e com limitações para ter acesso a outros mercados e que para ultrapassá-los terá que continuar a caminhada que iniciou.
A lista possui uma representação dos homens e mulheres mais influentes no sector digital de 50 países do continente, espalhados por diversos sectores profissionais, como a educação, a saúde, a governação, entre outros sectores.
No grupo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), além de Pedro Lopes foram seleccionados, Aniceto Carvalho de Angola, Frederico Silva de Moçambique e Aimonia Cabral da Guiné-Bissau.
O mais jovem dos inovadores e precursores de 50 países do continente africano é o nomeado Mohamed Sheriff Bah, da Serra Leoa, fundador do Tap Tap, um aplicativo de serviço para passageiros.

Dans la même catégorie