AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route MAP La 15ème Conférence islamique au sommet, les 4 et 5 mai à Banjul APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS

Mundial de Andebol: Desistência de Cabo Verde confirmada pela Federação internacional de Andebol


  18 Janvier      71        Sport (12735),

 

Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – A Federação Internacional de Andebol (IHF, na sigla em inglês) confirmou hoje na sua página oficial a desistência de Cabo Verde no 27º Campeonato do Mundo, que decorre desde 13 de Janeiro no Egipto.
A mesma fonte concretizou que Cabo Verde informou oficialmente a sua retirada da prova, pedido que foi prontamente aceite pelo organismo que rege o andebol mundial.
“A IHF aceitou sua desistência, o que salvaguarda a saúde de todos os atores envolvidos no Campeonato Mundial (…) agora serão tomadas as providências necessárias para que a equipe retorne a Cabo Verde”, lê-se na página do IHF.
Sendo assim, os jogos da selecção de Cabo Verde serão contados com derrotas por 10-0 na última rodada preliminar e na Copa do Presidente, disputados pelas selecções que não atingiram a segunda fase.
Na passada segunda-feira, 11, a selecção nacional suspendeu os treinos de preparação para o Campeonato do Mundo por causa de um surto do novo coronavírus que infectou sete jogadores no estágio que decorria em Portugal.
A selecção, que se preparava para a segunda e última fase dos treinos na cidade de Lisboa, antes da sua partida para o Egipto, palco do Mundial de Andebol, foi surpreendida por um surto que atingiu os jogadores no dia 05, já que dos 15 testes rápidos inicialmente acusados positivos, sete viriam a ser confirmados através de testes PCR.
Cabo Verde chegou a estrear-se na prova e frente à sua congénere da Hungria, com derrota (27-34).
Depois desta partida apareceu mais dois casos positivos razão que levou a não comparência no jogo com a Alemanha e agora confirma a sua desistência por contar apenas com nove jogadores.
De acordo com o Artigo 7º dos regulamentos relacionados ao covid-19 da competição, cada equipa deve ter um mínimo de dez jogadores, incluindo um guarda-redes.
Cabo Verde era uma das 32 selecções do mundo qualificadas para o 27º Campeonato do Mundo de andebol em sénior masculino.

Dans la même catégorie