ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts

UE-Presidência/ Formato de cimeira com África aguarda decisão de autoridades africanas


  6 Janvier      14        Politique (25374),

 

Bissau, 06 Jan 21 (ANG) – O formato de uma eventual cimeira com África não pode ser decidido apenas pela União Europeia (UE), sendo necessário esperar pela decisão dos líderes africanos, sublinhou terça-feira o presidente do Conselho Europeu, em Lisboa.

“Devemos esperar agora que as autoridades africanas se pronunciem sobre o formato. Não podemos decidir sozinhos sobre o formato”, disse Charles Michel em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, naquele que foi o arranque formal da presidência portuguesa da UE.

Charles Michel recordou que chegou a estar prevista uma reunião com a União Africana (UA) para meados de Dezembro, “mas a covid-19 tornou essa reunião impossível e foi adiada”.

Agora, aguarda-se “o que as autoridades africanas têm a dizer sobre o momento e o formato em que tal reunião poderá acontecer”.

O presidente do Conselho Europeu sublinhou, porém, que, “mais importante do que o formato é o objectivo” dessa cimeira.

“A UE está muito empenhada com o conjunto dos países africanos, porque temos muito a fazer em comum, nomeadamente estimular os investimentos, apoiar a estratégia de desenvolvimento sustentável para África, desenvolver as parcerias operacionais”, enumerou.

Charles Michel adiantou ainda que existe um “acordo político de princípio” para “relançar o debate sobre a questão da dívida dos países africanos”, que se tornou mais premente em contexto de pandemia.

O primeiro-ministro, António Costa, recebeu o presidente do Conselho Europeu para uma reunião de trabalho.

A visita do presidente do Conselho Europeu é o primeiro encontro oficial da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). Durante a conferência de imprensa conjunta com António Costa, Charles Michel afirmou-se, por mais do que uma vez, “otimista” e destacou o símbolo de “sol, luz e esperança” adoptado pela presidência portuguesa, em resposta a “um ano brutal para a UE e para o mundo”.

Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE no dia 01 de Janeiro, a qual se estenderá durante o primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia, sob o lema “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”.

Dans la même catégorie