MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Legislativas 2021/Fogo: “Ilha do Fogo não tem razão para votar MpD no dia 18 de Abril” – Eva Ortet


  14 Avril      57        Politique (25374),

 

São Filipe, 14 Abr (Inforpress) – A ilha do Fogo não tem razão nenhuma para, no dia 18, votar no Movimento para a Democracia (MpD), disse a cabeça-de-lista da candidatura do PAICV pelo círculo eleitoral do Fogo, Eva Ortet.
A candidata a deputada apelou aos eleitores da ilha a votarem no próximo domingo na lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e na sua líder, Janira Hopffer Almada, para “ajudar a materializar os compromissos” para com a ilha e “resgatar o País”.
Eva Ortet afirmou que o MpD, nos últimos cinco anos, “não deixou marcas” na ilha e que “todos os compromissos assumidos nos mais variados sectores ficaram por concretizar”, tendo o Governo apresentado “como desculpa” a seca e a pandemia.
A cabeça-de-lista disse que ganhando as eleições, o novo governo vai reinvestir em todos os sectores, mas sobretudo nos transportes, porque a ilha é importante nas áreas agrícola e turística e que sem o transporte “é impossível” desenvolver estes sectores.
Segundo a mesma, uma das prioridades é a resolução do problema de transportes, aéreo e marítimo, mas também “investir muito” na agricultura, mobilização de água, na pesca, na saúde, habitação e em todos os sectores de desenvolvimento.
Eva Ortet apelou os eleitores a votarem na líder do PAICV, “não só por ela ser mulher”, mas também porque “é competente e capaz de resgatar” o País.
Por sua vez, Luís Pires, segundo elemento da lista, disse que “praticamente tudo o que existe” na ilha do Fogo “é obra do PAICV”.
Fazendo comparação entre os 15 anos de governação do PAICV com o MpD, Luís Pires indicou que o seu partido construiu três escolas secundárias e um centro de emprego e formação profissional, enquanto o MpD apenas uma escola secundária.
No sector da saúde enumerou que o seu partido edificou um hospital regional e dois centros de saúde, Mosteiros e Cova Figueira, e o MpD nenhuma obra neste sector,
No domínio de estradas asfaltadas, continuou Pires, o PAICV asfaltou quilómetros de estradas e o MpD “nem um milímetro sequer” durante igual período de tempo, além de outros sectores.
Depois de suspender, na terça-feira, as acções de campanha previstas para São Filipe na sequência do falecimento de Mário César, hoje a candidatura do PAICV vai estar nas diversas localidades dos três municípios e tem agendado dois encontros com as populações de Campanas de Baixo e em Santa Filomena para apresentação da lista e plataforma.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

Dans la même catégorie