APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução

Governo anuncia “amplo programa” de economia social e solidária para pessoas com deficiência


  23 Juillet      31        Economie (21000),

 

Cidade da Praia, 23 Jul. (Inforpress) – O Governo anunciou quinta-feira que vai trabalhar e materializar um “amplo programa” de economia social e solidária para apoiar as pessoas com deficiência, no acesso ao desporto e no reforço e consolidação das ONG que lidam com este segmento da sociedade.
O anuncio foi feito pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, que explicou que esta estratégia passa pela criação das condições de maior proximidade e introdução de mecanismos de financiamentos que permitam o recrutamento de pessoas especializadas mais próximas da comunidade, visando uma verdadeira integração,
Fernando Elísio Freire falava durante um encontro de socialização das políticas e medidas do Governo com as ONG e associações que actuam na área das pessoas com deficiência.
O governante prometeu dar o “devido protagonismo” às organizações da sociedade civil e ONG de execução e promoção destas políticas.
O ministro adiantou que o Executivo está a trabalhar, igualmente, no sentido de, rapidamente, apresentar ao País uma estratégia nacional para a inclusão de pessoas com deficiência, alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do País e com a realidade das famílias.
“Nesta legislatura, o nosso objectivo é chegar a todas as famílias que têm uma criança com deficiência e vulnerável, permitir-lhes o acesso a rendimento social de inclusão. Também, a nível da saúde, permitir o acesso a todas as famílias que têm pessoas com deficiência ou que precisam de cuidados especiais, acesso à saúde de forma gratuita”, sublinhou.
A nível da educação, destacou o acesso gratuito das pessoas com deficiência desde o pré-escolar até ao ensino superior, passando pela formação profissional, prometendo fazer com que a lei de base de pessoas com deficiências seja cumprida, com enfoque essencial na promoção do emprego, dos direitos e a eliminação da discriminação.
O Governo, clarificou, vai trabalhar no sentido das instituições públicas “com responsabilidades de eliminar a discriminação que neste momento existe para as pessoas com deficiência no acesso a edifícios públicos sejam removidos”.
O reforço da rede de cuidadores de crianças com deficiência, do acesso a pré-escolar, a creches foi prometido pelo governante, para que as crianças e as famílias com responsabilidades sobre crianças com deficiência possam ter acesso gratuito e de forma continuada.

Dans la même catégorie