MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

ANMCV enaltece parceria com o Governo na descentralização das políticas sociais


  14 Juillet      67        Politique (25374),

 

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – A Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) enaltece a parceria com o Governo para a descentralização das políticas e competências ao nível da família e inclusão social para ajudar os municípios a suprir as necessidades.
O presidente da ANMCV louvou esta parceria terça-feira, por ocasião da assinatura do contrato-programa com o Executivo no valor de 70 mil contos, em cerimónia realizada no Palácio do Governo, Cidade da Praia, onde considerou que as demandas das populações encontram neste valor uma forma de solucionar os seus problemas.
“Nós estamos a enfrentar uma pandemia que veio agudizar algumas dificuldades junto das famílias. O País está a enfrentar secas duras com implicações ao nível de aumento de algumas dificuldades. Daí que a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde reputa de uma grande importância, por ser o poder mais próximo das pessoas”, afiançou Herménio Fernandes.
Com esta verba, explicitou, os municípios terão as condições para responder às demandas das suas populações em matéria da reabilitação de habitações, actuação ao nível da infância, entre um conjunto de demanda com que tem vindo a enfrentar no dia-a-dia.
É que para Fernandes, com a municipalização dos serviços da família e da inclusão social, as câmaras municipais passaram a ter melhores condições para actuar e intervir junto das famílias, e disse acreditar que com este financiamento a capacidade do poder local irá melhorar, com reflexos directos junto das famílias.
“Todos os 22 municípios estão satisfeitos com esta iniciativa da parte do Governo, que só veio reforçar aquilo que nós temos feito no dia-a-dia. Há uma grande mudança neste capítulo. Hoje há vários serviços que estão a chegar à família e um conjunto de instrumentos que vieram permitir que as famílias possam viver com melhor dignidade”, asseverou.
Financiado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, destes 70 mil contos, 42 mil contos destinam-se ao Apoio Integrado a 29 mil famílias, ao passo que 27.248.851 escudos reserva-se ao nível do pré-escolar para mais de três mil crianças e perto de mil no acesso a creches, valores dos quais espera impacto directamente nas pessoas.

Dans la même catégorie