APS Kédougou: des enseignants s’investissent pour une effectivité du concept »Ubbi tey, Jang tey » MAP Présidentielle en RDC: l’opposant Martin Fayulu confirme sa candidature MAP Abidjan: Participation du Maroc au 6ème Salon international de l’agriculture et des ressources animales MAP Dakar:  »Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine AIP Côte d’Ivoire: Onze centres de santé reçoivent des équipements pour améliorer leur plateau technique MAP La Somalie demande une pause technique de trois mois pour la phase 2 du retrait des troupes de l’ATMIS (CPS) MAP La BAD lance des rapports par pays sur les besoins de financement des changements climatiques et de la croissance verte en Afrique APS Université Assane Seck : réception d’une série d’infrastructures au campus social APS Des lauréats du Concours général en visite à l’Académie internationale des métiers de l’aviation civile (document) APS « Bienalsur » fait don d’une œuvre d’art au Monument de la renaissance africaine

ARFSS arranca formação com cerca de 50 candidatos a árbitro de futebol


  6 Juin      33        Sport (11237),

 

Cidade da Praia, 06 Jun. (Inforpress) – Cerca de 50 jovens iniciaram na noite desta segunda-feira um “Curso de Árbitro” no Centro Estágio da FCF, realizado pela Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS), em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Coordenada pelo árbitro internacional Manuel Timas, esta acção de formação, segundo o presidente da ARFSS, Mário “Donnay” Avelino, tem a duração de 15 dias, abarca as vertentes teórica e prática, envolvendo testes físicos e técnicos com os árbitros nacionais e internacionais da região desportiva de Santiago Sul.
Na ocasião, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) falou sobre a importância do árbitro em qualquer modalidade desportiva, sobretudo o futebol, enquanto figura crucial para qualquer jogo, ao mesmo tempo que alertou a todos os formandos para a excelência do rigor e imparcialidade a que são submetidos dentro e fora das quatro linhas.
Mário Semedo realçou que o árbitro se afigura como uma autoridade que deve agir na rapidez, clareza e prontidão em todas as decisões em frações de segundos, razão pela qual desafiou aos inscritos a encarar a arbitragem na perspectiva do profissionalismo, para que mais tarde possam integrar a carreira internacional da FIFA.
O autocontrolo, referiu, deve ser a chave dos árbitros, por ser uma ferramenta para não se infringirem as regras/leis do jogo, e sublinhou que ao árbitro é exigido a preservação de uma boa imagem em todos os momentos da vida.
Prometeu todo o apoio da instituição que superintende o futebol cabo-verdiano aos formandos, tendo, igualmente enaltecido a importância da classe feminina em acções de géneros, pois desafiou a associação a levar mais mulheres para a arbitragem, até porque Cabo Verde já conta com árbitros internacionais de futebol nestas andanças.
Já o presidente da ARFSS, Mário “Donnay” Avelino, manifestou o seu optimismo pela massiva adesão dos novos candidatos a árbitro de futebol na região desportiva da Praia, por considerar ser determinante o reforço do colectivo dos árbitros, com mais esta acção de formação, nesta que é a maior região desportiva de Cabo Verde.
Enalteceu a parceria da Comissão Nacional de Arbitragem, do Conselho Regional de Arbitragem de Santiago Sul, não sem antes alertar a todos os formandos para o cumprimento do rigor, pontualidade e assiduidade.
Defendeu que a par da imparcialidade, rigor, transparência, os árbitros terão de ver os seus trabalhos avaliados, pelo que apelou a todos para a capacidade de absorverem as críticas.

Dans la même catégorie