MAP SAR le Prince Moulay Rachid préside à Meknès un dîner offert par Sa Majesté le Roi en l’honneur des invités et participants à la 16ème édition du SIAM Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD

Desporto/Federação de Futebol da Guiné-Bissau promove torneio em homenagem ao Rei Pelé


  10 Janvier      59        Sport (12732),

 

Bissau, 10 Jan 23 (ANG) – A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) em colaboração com o Governo, promove um torneio de futebol , em homenagem ao Rei de futebol mundial Pelé, que recentemente morreu, vitima de doença prolongada.

Na cerimónia de abertura do torneio, segunda-feira, o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Mendes disse  que o desaparecimento físico do “Rei” Pelé vai deixar um profundo vazio no coração  dos amantes de futebol mundial.

“Apesar de  nos deixar fisicamente, a sua simplicidade e arte de bola será lembrado pelas sucessivas gerações”, disse Augusto Gomes.

Mendes reiterou a decisão do  Governo da Guiné-Bissau, de rebatizar o Estado da Rocha de Bafatá, no Leste do país, com o nome de  “Estádio Rei Pelé”.

A decisão satisfaz um apelo da FIFA dirigida aos  seus membros  para imortalizar Pélé, considerado o maior futebolista de sempre.

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) Carlos Alberto Mendes Teixeira vulgo (Caito), referiu na cerimónia que o  mundo tomou  conhecimento do desaparecimento físico de um homem que durante a sua juventude alegrou corações de amantes do futebol mundial.

“É neste sentido que entendemos que devemos organizar este torneio para homenagear o “Rei” Pelé, pela história que deixou para os amantes de futebol”, disse Mendes Teixeira.

Acrescentou que o torneio terá a duração de quatro dias e vai juntar crianças de diferentes sexos, assim como os veteranos futebolistas.

Em representação do embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Ilma Gonçalves mostrou-se satisfeita com a iniciativa, e em nome do seu país, agradeceu o Estado guineense pelo reconhecimento ao “Rei” Pelé.

Edson Arantes do Nascimento vulgo “Pelé”, nasceu a 23 de Outubro de 1940 em São Paulo e vitima da doença prolongada desapareceu fisicamente no dia 29 de Dezembro de 2022.

Dans la même catégorie