MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Economia/FMI aprova programa monitorizado pelo corpo técnico para a Guiné-Bissau


  29 Juillet      95        Economie (21003),

 

Bissau, 29 Jul 21 (ANG) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou, recentemente, um Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico da organização para a Guiné-Bissau, na sequência de uma missão do Fundo realizada de 28 de Abril à 12 de Maio de 2021 à Guiné-Bissau.

A informação consta numa nota à imprensa do Fundo Monetário Internacional à que a ANG teve hoje acesso.

De acordo com a nota, o Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico do (FMI) de nove meses irá apoiar as reformas formuladas pelo governo com o objectivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e reforçar a governação.

As autoridades de Bissau tinham formulado um programa de reformas destinadas a estabilizar a economia, eliminar distorções, melhorar a competitividade e reforçar a governação, com vista à obtenção de uma Facilidade de Crédito Alargado no início do próximo ano, 2022.

Nesse âmbito, o governo pôs em prática, a partir de 2021, um ambicioso programa de consolidação orçamental, destinado a assegurar a sustentabilidade da dívida e, ao mesmo tempo, dar resposta às vastas necessidades de desenvolvimento do país.

A nota refere que esta avaliação ajudará a construir um historial sólido na aplicação de políticas e reformas, que vão abrir caminho para um programa apoiado pelo FMI em 2022.

O FMI ressalta que a participação da Guiné-Bissau no alívio do serviço da dívida aprovado no âmbito do Fundo Fiduciário para Alívio e Contenção de Catástrofes e da Iniciativa de suspensão do serviço da divida do G-20 proporcionará recursos adicionais para combater a pandemia e melhorar as perspectivas de sustentabilidade da dívida.

Acrescenta que o limitado orçamento da Guiné-Bissau, associado às vulnerabilidades da dívida, a assistência de emergência necessária para enfrentar a pandemia tem sido sobretudo na forma de donativos e empréstimos em condições altamente concessionais.

O Governo refere na Nota que, com a retoma das relações com o FMI, a Guiné-Bissau tem agora uma janela de oportunidade aberta para aplicar reformas fundamentais que visam a redução dos grandes desequilíbrios macroeconómicos e lançar as bases rumo a um crescimento inclusivo.

Segundo a mesma nota, as autoridades também estão empenhadas em prosseguir com a sua agenda de reformas e o seu envolvimento com o FMI através do Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico.

O FMI, lê-se na nota, reconhece que o governo da Guiné-Bissau, através do Ministério das Finanças está empenhado em reforçar a governação orçamental e a transparência para assegurar que as dotações orçamentais de emergência fornecidas, no âmbito da Linha de Crédito Rápido sejam gastas de forma adequada.

Conforme a mesma nota, é neste contexto que todas as despesas relacionadas com a Covid-19 estão a ser geridas através duma conta específica no BCEAO, e as autoridades publicarão relatórios bimestrais sobre essas despesas, bem como informações sobre contratos públicos, e realizarão uma auditoria independente sobre as despesas de atenuação da crise.

A extensão do Programa apoiado pelo FMI, no âmbito de Facilidade de Crédito Alargado não foi cumprida, o que motivou, em Abril de 2018, a suspensão de intervenção do Fundo na Guiné-Bissau.

Dans la même catégorie