APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução

Ensino/“É urgente que o governo eleja o sector como prioridade para o progresso do país”, diz Presidente de CONAEGUIB


  7 Mai      42        Politique (25373),

 

Bissau, 07 Mai 21 (ANG) – O Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) defendeu quinta-feira a urgente necessidade de o governo eleger o sector da educação como prioridade para o progresso do país.
Bacar Darame, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG), sustentou que, caso a Guiné-Bissau continuar com problemas constantes que atrapalhem o sector educativo, os guineenses estarão sujeitos a perder o mercado de trabalho em deterimento de outras pessoas dos países de Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) uma vez que têm um sistema educativo mais forte.
O Presidente da CONAEGUIB reiterou que o ministro da Educação Nacional considerou que é possível concluir o presente ano lectivo, por estar em curso um processo de negociação entre o governo através de Ministério de Função Pública e Trabalho e a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) para se encontrar uma solução para ultrapassar a situação de greve na função pública.

“De momento estamos a enfrentar constantes situações de greve na Função Pública e principalmente na área de educação. Isso, de certa forma, vai afectar bastante o país uma vez que pertencemos o espaço da CEDEAO e a concorrência entre os países tem tendência a aumentar”, disse.

Questionado se na qualidade de Presidente de CONAEGUIB, acredita na possibilidade de salvar o ano lectivo uma vez que já se perdeu muito tempo, Darame respondeu que na realidade 05 meses não dão para concluir o programa de um ano lectivo, mas admite que pode ser que o governo tenha uma estratégia para concretizar a possibilidade de não perder o ano.

“Sabemos que está a funcionar as escolas que estão em regime de auto-gestão, escolas privadas e escolas comunitárias. Todo o resto parou por completo. Não sabemos se será possível fazer com que se consiga cumprir o calendário do ano lectivo, pelo que aguardaremos o plano do governo para concretizar isso”, disse Darame.

O Presidente da CONAEGUIB disse que a responsabilidade de garantir o ensino à todos é da competência do governo e que por isso, a resolução do problema não deve ser deixada apenas nas mãos do ministro da Educação, mas também nas do chefe do executivo, que deve intervir para o bem do país e do povo.

Dans la même catégorie