MAP Semi-marathon féminin de Jakarta: Le Maroc domine le podium ANP Le Premier Ministre nigérien aux réunions annuelles de la BID en Arabie Saoudite MAP Généralisation des systèmes de « Rendez-vous » et du « eTimbre » à l’ensemble des Missions diplomatiques et Postes consulaires MAP Côte d’Ivoire: au moins 2 morts et 31 blessés dans un accident de la route MAP Le 16ème Festival de Fès de la Culture soufie s’achève sur un spectacle étourdissant de l’Ensemble Taybah et les derviches tourneurs de Damas AIP Le ministre Siandou Fofana donne des instructions pour la prise en charge des blessés de l’accident à Tankessé AIP Le processus de traçabilité du cacao expliqué aux paysans de Kahen-Zarabaon AIP Une microfinance s’engage à soutenir les projets contre la pauvreté des jeunes à Bondoukou AIP Un budget de 145 millions de FCFA adopté par les anciens du lycée scientifique de Yamoussoukro pour l’exercice 2023-2024 ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale

Fogo: Câmara faz entrega simbólica do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso ao vencedor da primeira edição


  3 Novembre      21        Culture (1499),

 

São Filipe, 03 Nov (Inforpress) – A câmara de São Filipe procedeu na noite de quarta-feira, no quadro da realização da gala de reconhecimento cultural, à entrega simbólica do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso ao vencedor da primeira edição.
A entrega simbólica do cheque no valor de 200 contos e de um certificado de reconhecimento foi feita pelo presidente da câmara de São Filipe e da coordenadora da CVTelecom, empresa que patrocinou esta primeira edição do prémio.
O mosteirense Lourenço Gomes de Pina foi o vencedor da primeira edição do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso com a obra “Festa tradisional na roda de burkan” (Festa tradicional à volta do vulcão) e foi representado na cerimónia pelo activista e professor Fausto do Rosário.
Na ocasião, Nuías Silva lembrou que o prémio Pedro Monteiro Cardoso foi lançado no âmbito do centenário da cidade de São Filipe e com alto patrocínio da CVTelecom e, além do valor de 200 contos, prevê ainda um valor de 100 mil escudos que se destina à impressão da obra. Nuías Silva adiantou ainda que neste momento está na gráfica a edição de exemplares da obra vencedora.
Por sua vez, a vereadora da Cultura, Lia Barbosa, disse que a ideia era ter a obra editada no início deste mês de Novembro, mas tal não foi possível, adiantando que a mesma será apresentada antes do final do ano, assim como a revista Bila.
Além da entrega do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe disse que continua aberto o concurso para o prémio literário-científico Dr. Henrique Teixeira de Sousa, cuja candidatura pode ser feita através de correio electrónico ou nos balcões da câmara de São Filipe, sendo que o prazo termina no próximo dia 06 de Novembro, e o vencedor será conhecido no final do ano.
Até este momento, segundo avançou à Inforpress a vereadora da Cultura, deram entrada três trabalhos concorrentes, esperando que outros possam chegar antes do dia 06 de Novembro.
Além do prémio literário-científico, a câmara de São Filipe, segundo o presidente Nuías Silva, vai homenagear, antes do final do ano e no âmbito do centenário, o escritor e médico Henrique Teixeira de Sousa com a colocação de uma estátua de bronze desta personalidade na praça com o mesmo nome na parte alta do centro histórico da cidade.

Dans la même catégorie