MAP Championnats d’Afrique de judo au Caire: Le Maroc termine 3ème au classement général MAP M. Bourita reçoit le ministre gambien des AE, porteur d’un message écrit à Sa Majesté le Roi du président de la Gambie MAP Malawi/BM: près de 60 millions de dollars pour lutter contre l’insécurité alimentaire ANP Niger : Le FSSP reçoit plus de 201 millions FCFA de contributions des bonnes volontés AIP Au SIAM 2024, la Chambre nationale d’agriculture et le Conseil agricole ivoirien concrétisent leur partenariat AIP La Côte d’Ivoire et le Canada s’accordent pour le renforcement du système éducatif AIP SIAM 2024 : L’ANADER entend s’inspirer des innovations internationales pour relever le défi du dérèglement climatique AIB 21e édition de la SNC : les ministres en charge de la Culture du Niger et du Mali chez le Président de la Transition AIB Le Capitaine Ibrahim Traoré donne « le coup de gong » de départ de la 21e SNC APS SENEGAL-LITTERATURE / ‘’Un tombeau pour Kinne Gaajo’’, un roman écrit par ‘’devoir de mémoire aux victimes du bateau +Le Joola+’’ (auteur)

Justiça/Novo Presidente do Tribunal de Contas promete ser mais agressivo perante necessidade de prestação de contas por gestores públicos


  26 Juillet      36        Justice (1670), Société (45154),

 

Bissau, 26 Jul 21 (ANG) – O novo Presidente de Tribunal de Contas anunciou hoje que a instituição vai ser mais agressivo para fazer todas as instituições do Estado e o Governo prestarem as contas em tempo útil.

Amadú Tidjane Baldé falava esta segunda-feira após ser investido nas funções cuja nomeação ocorreu na semana passada.

“O Tribunal de Contas tem que ser mais agressivo no sentido de fazer todas as entidades publicas e o governo prestarem as contas em tempo útil, uma vez que a lei determina que todos os gestores públicos devem prestar as contas àquela instituição”, disse.

Tidjane Baldé sustenta que quando o Tribunal está a reprimir infracções financeiras, e julgar e efectivar responsabilidades para falhas cometidas é porque está a combater corrupção e que o combate a corrupção quem o assume como slogan é o Ministério Publico.

ʺÉ imperativo de hoje em diante, o Tribunal de Contas julgar e efectivar responsabilidades financeiras, senão nunca vai ser um Tribunal,. Isso é a minha meta ou seja, o Tribunal tem de actuar como um verdadeiro Tribunal de Contas, e não pode ficar passivo e indiferente quando só menos de 5 por cento das instituições da administração publica prestam conta anualmente”,referiu.

Questionado sobre vários relatórios produzidos pelo seu antecessor e entregues as entidades competentes mas sem efeitos, disse que o Tribunal de Contas vai assumir como sua ambição nos próximos tempos o julgamento e efectivação da responsabilidade financeira.

Acrescenta que, para um relatório avançar para julgamento tem que ter uma promoção processual por parte do Ministério Publico, e diz que as acções do Tribunal de Contas dependem do Ministério Publico para julgar processos.

Djaló disse que, o Tribunal de Contas enquanto instituição suprema de controlo externo da actividade financeira do Estado tem de ser uma instituição exemplar que vai dar lição à outras instituições do Estado.

ʺQuero um Tribunal de Contas actuante, que não vai falhar com seu compromisso legal de julgamento e efectivação da responsabilidade financeira por falha de gestores de dinheiro publico”, disse.

Dans la même catégorie