APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução

Mais de metade das 330 mil plantas de morango importadas já foram vendidas ministro


  23 Juin      58        Agriculture (4142),

 

João Teves, 23 Jun (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou terça-feira que 54 por cento (%) das 330 mil plantas de morango das seis variedades diferentes importadas já foram vendidas e que as ilhas de Santiago e Fogo lideram nas aquisições.

Gilberto Silva avançou esta informação à imprensa no final de uma visita realizada hoje às parcelas dos agricultores de São Lourenço dos Órgãos e de Santa Cruz que adquiriram as plantas de morango importadas no passado mês de Fevereiro, para constatar ‘in loco’ o processo de produção e a evolução das culturas.

“A ilha de Santiago, com quase 69 mil, e a do Fogo, com 63 mil plantas, são as grandes campeãs da aquisição das plantas de morango. Isto demonstra que as ilhas mais agrícolas estão a tirar maior proveito dessa oportunidade”, notou o ministro.

Por outro lado, o governante reiterou que com a importação dessas 330 mil plantas de morango como Melissa, Marisol, Albion, San Andreas, Portola e Cabrillo, num investimento que rondou os nove mil contos, Cabo Verde vai poder se dedicar à produção de morango durante o ano inteiro e não apenas entre os meses de Novembro e Abril.

Não obstante, ainda não terem atingido tal meta, assegurou que o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) está a trabalhar com os agricultores para que estes possam se dedicar à produção de morango durante o ano inteiro, tendo em conta que estas variedades são resistentes à seca e às mudanças climáticas, doenças e pragas.

Gilberto Silva lembrou que é com este propósito, que o Governo importou estas seis variedades diferentes de morango para que possam testá-las e ver quais é que têm maior adaptação às condições agro-geológicas.

É que, conforme explicou, há variedades que podem se adaptar bem em São Lourenço dos Órgãos e não em Ribeira dos Picos, em Santa Cruz e vice-versa.

Entretanto, Gilberto Silva mostrou-se satisfeito com os resultados já alcançados, mesmo estando no início, tendo em conta que vários agricultores já estão a produzir morangos e a vender a 500 escudos quilogramas (kg).

No seu entender, isso demonstra que o morango é uma planta que dá rendimento, que vai diversificar muito mais a mesa das famílias, que vai contribuir para a segurança alimentar e maior consumo de frutas.

Por isso, assegurou que o ministério que tutela vai continuar a importar plantas de morango.

Assim como o Governo, os agricultores acreditam que vai ser possível produzir o morango durante o ano inteiro, tendo em conta que ainda não notaram a presença de nenhuma praga, mas, para que tal aconteça, afirmam que o problema de água que se faz sentir de momento tem que ser resolvido.

A este, propósito, o ministro Gilberto Silva garantiu que com a chegada da água dessalinizada a partir da cidade da Praia para o consumo domiciliar, os furos vão ser liberados para a agricultura que vai ter mais água disponível.

No entanto, alertou que só mais água disponível não vai ser o suficiente para a agricultura, mas, que vai ser necessário que se poupe a água com a implementação irrigação gota-a-gota, e ainda a introdução de um produto no futuro para que a água fique retido mais tempo no solo e aposta em culturas que dão mais rendimentos, como por exemplo o morango.

Dans la même catégorie