ATOP 64 ans d’indépendance du Togo : Des défilés des forces de l’ordre et de sécurité au centre des célébrations dans la Centrale ATOP Haho : le projet « suis-je gardien.ne de ma sœur » lancé à Notsè ATOP le Togo qualifié pour les championnats d’Afrique en Ethiopie MAP Le Maroc participe à la réunion spéciale du Forum économique mondial à Riyad MAP La Fédération zambienne de football risque une suspension faute d’organisation de son Assemblée générale (FIFA) AIP La gratuité ciblée expliquée aux populations de Soubré AIP SIAM 2024: l’ANADER mène des actions de prospections AIP Un plaidoyer pour des mesures en faveur des riverains des usines à San Pedro MAP Burkina: Le gouvernement rejette les « accusations infondées » de HRW (communiqué) APS Kanel : mise en place d’un conseil local de pêche artisanale

Praias balneares da capital com poucos banhistas mas as medidas de contingência são raramente respeitadas


  5 Avril      17        Société (45149),

 

Cidade da Praia, 05 (Inforpress) – As praias balneares da Cidade da Praia estão com um número menor do que o habitual de banhistas, neste domingo que se celebra a Páscoa, mas as medidas de contingência são pouco respeitadas, constatou a Inforpress.

O Governo anunciou o reforço das medidas de contingência e de fiscalização, na passada quinta-feira, 01, sobretudo nas praias balneares e nas campanhas eleitorais, para evitar o agravamento da situação epidemiológica no País.

Nesta sequência, a Inforpress fez hoje uma ronda às praias da capital, nomeadamente, Prainha, Gamboa e Kebra Canela, esta última, onde constatou, em relação às outras, maior número de banhistas, porém, nada comparado aos outros dias, confirmou fonte policial no local.

Porque, conforme a mesma fonte, a Kebra Canela é sempre “pior”, por ser a preferência da maioria dos banhistas está sempre lotada de pessoas, no entanto, neste domingo, que se celebra a ressurreição de Cristo, houve uma diminuição de banhistas no local.

Adiantou ainda que algumas pessoas continuam resistentes às medidas, sobretudo o de distanciamento físico e social, contudo, frisou, a Polícia Marítima segue fazendo um trabalho de sensibilização e pedagógica, de modo a incutir nas pessoas a necessidade de respeitarem as restrições.

De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), o País passa a contabilizar 1.194 casos activos, 16.443 recuperados e 171 óbitos e 17.821 casos acumulados.

Entretanto, devido ao aumento de infecções nos últimos dias, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, chamou ao seu gabinete o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, de quem recebeu informações detalhadas sobre a situação pandémica no País.

No fim do encontro, em declarações à imprensa, o Chefe de Estado mostrou-se “preocupado” com o aumento do número de casos de covid-19 aventando hipótese de serem adoptadas “medidas mais duras” no combate à pandemia.

Para Fonseca deve haver “melhor fiscalização” dos espaços que permitam aglomerações de pessoas.

“Não basta termos as medidas ou anunciá-las. É preciso que elas sejam cumpridas”, indicou o Presidente da República.

“Se as campanhas políticas são necessárias para o esclarecimento dos cidadãos e as eleições são importantes, nada é mais importante do que preservar a vida e saúde dos cabo-verdianos”, apelou o Presidente da República aos partidos políticos que neste momento em estão em campanhas com vista às eleições de 18 de Abril próximo.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egipto, em 14 de fevereiro de 2020, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.816.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,8 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

TC/LC/DR

Inforpress / Fim

Dans la même catégorie