ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli

Presidenciais’2021: Fernando Delgado desembarca na ilha natal de Santo Antão onde diz “jogar em casa”


  2 Octobre      48        Politique (25374),

 

Porto Novo, 02 Out (Inforpress) – O candidato Fernando Delgado chegou hoje a Santo Antão, ilha de onde é natural, para dois dias de contacto com o eleitorado dos três concelhos, a começar pela localidade onde nasceu, Figueiral da Ribeira Grande.

“Sem dúvida é uma emoção fora de série, ainda mais regressar com a ideologia com que tinha saído há cerca de 30 anos, de que um dia iria lutar e fazer algo para Cabo Verde, chegando aqui sinto-me mesmo emocionado”, declarou o candidato no cais do Porto Novo.

Por isso, Fernando Delgado disse que vai pedir confiança ao eleitorado de Santo Antão, até porque “joga em casa”.

“Sinto que nenhum candidato me vai ganhar em Santo Antão e espero que os eleitores me ajudem a levar a ideia que tenho para frente, sou daqui, o meu objectivo está claro, peço que confiem no candidato ideal que surge com melhores ideias”, concretizou.

Depois de Figueiral, o candidato que adoptou o slogan “Um Presidente presente” segue para João Afonso e Boca de Coruja e, à tarde, desloca-se à cidade da Ponta do Sol.

Antes, na tarde de sexta-feira, 01, em São Vicente, na localidade de Bela Vista, em mais uma acção de campanha, o candidato mostrou-se preocupado com o acordo de pesca que existe entre Cabo Verde e a União Europeia, por o País se encontrar “em desvantagem”.

“Vêm pescar nas nossas águas, fazem o que bem entendem, levam até cascalho e areia do fundo do mar, levam tudo”, criticou Fernando Delgado, que prometeu, caso seja eleito, usar o poder de influenciação do Presidente da República para fazer regressar o acordo à mesa de negociações.

“Porque em primeiro lugar teremos que proteger os nossos pescadores e o que é nosso”, sintetizou.

Nos contactos com o eleitorado da Bela Vista prometeu, se for eleito, dar uma atenção especial aos jovens, usar a magistratura de influência para que tenha oportunidades no emprego, “num sistema transparente” em que os reformados devem ceder lugar à juventude, pois “há necessidade de ocupar os jovens o mais cedo possível”.

Sobre a constatação do comportamento das pessoas que contacta no terreno, Delgado disse que, de uma forma geral, já viram que Cabo Verde necessita de um jovem para seguir o rumo real que o barco [n.d.r. Cabo Verde] está a precisar.

“E sendo um individuo que trabalha no mar, já consigo dominar marés, então vim para terra para fazer o mesmo, visto que não temos pessoas preparadas para colocar o barco no real destino”, acrescentou.

Nas presidenciais do dia 17 de Outubro nos dois círculos eleitorais, nacional e estrangeiro, concorrem sete candidatos: Fernando Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.

As últimas eleições presidenciais em Cabo Verde ocorreram no dia 02 de Outubro de 2016, com três candidatos (Albertino Graça, Jorge Carlos Fonseca e Joaquim Monteiro). Venceu Jorge Carlos Fonseca na primeira volta para um segundo mandato, com 74% dos votos.

Dans la même catégorie