AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

Covid-19: Governo reforça medidas de combate no regresso da Situação da Calamidade


  9 Novembre      23        Santé (15383),

 

São-Tomé, 09 Nov. 2020 ( STP-Press ) – O governo são-tomense voltou hoje a anunciar o uso obrigatório de mascara, distanciamento físico e a higienização das mãos como principais medidas para se evitar o contagio da Covid-19, tal como revelou esta manhã o porta-voz do executivo, Adelino Lucas, no primeiro dia da reentrada do País para Situação da Calamidade.

Adelino Lucas que exerce as funções de Secretário de Estado para Comunicação Social explicou que o reatamento das medidas deve-se reentrada do País para a Situação do Estado de Calamidade em detrimento da Situação de Alerta face ao aumento de número de casos no País e no Mundo bem como relaxamento popular em questões relativas a prevenção da doença.

Além da limitação de aglomerações de pessoas nas vias públicas, proibição de festas populares “fundões”, festivais, discotecas devido ao alto risco de contágio e perigo para a saúde, Adelino Lucas, realçou, a obrigatoriedade pela higienização das mãos, distanciamento social e uso da mascaras.

“Obrigação de uso correto da máscara por todos os cidadãos, a partir dos 10 anos de idade em todos os lugares públicos e privados de atendimento público, nos recintos escolares e nas viaturas de serviço e privado, salvo se o condutor for o único ocupante” – disse Adelino Lucas.

O porta-voz destacou ainda que a “obrigação do respeito pelo distanciamento físico entre cidadãos em todos os locais de atendimento ao público (1,5 m de distância no mínimo). Obrigação de marcação desta distância no chão ou assento colectivos, nos casos dos estabelecimentos de acesso ao público com fita-cola colorida ou tinta”.

“Obrigação de lavangem das mãos com água ou de desinfetá-la à entrada de todos os estabelecimentos e instituições públicas ou privadas de acesso público” disse Lucas, sublinhando “limitação de aglomeração de pessoas nas vias públicas à um máximo de 8

Além de “desaconselhamento de funerais e velórios com mais 25 pessoas”, o porta-voz, anunciou “confinamento domiciliar obrigatório para as pessoas com resultados de testes de Covid-19 positivos e dos contatos directos como forma de diminuir o risco de contágio”.

Todas as medidas essas medidas serão regulamentadas por decreto-lei e haverá um reforço das equipas de fiscalização e de patrulha das forças de segurança no sentido de contribuir para o melhor cumprimento, – explicou o Secretário de Estado para Comunicação Social.

Em São Tomé e Príncipe, a pandemia do coronavírus já provocou 16 morte, tendo já infetado um total 962 por acumulação e 912 recuperações de acordo com os últimos dados do ministério de Saúde.

Dans la même catégorie