ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução ANG Comunicação Social/ Jornalistas participantes no seminário sobre “Verificaçao dos Factos”, criam rede para combater “falsas notícias” MAP L’UE débloque 47 millions d’euros pour la lutte contre le terrorisme au Bénin APS SENEGAL-SOCIETE / Accident meurtrier de Koungheul : Bassirou Diomaye Faye appelle les services compétents à porter assistance aux victimes APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Gambie : décès d’un soldat sénégalais de la mission militaire de la Cedeao (armée) – Agence de presse sénégalaise – APS ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula

Covid-19: Ministério da Saúde lança campanha de doação de leite materno domiciliar


  6 Août      28        Santé (15383),

 

Cidade da Praia – O Ministério da Saúde e da Segurança Social lançou uma campanha de doação de leite materno domiciliar, visando sensibilizar e estimular os doadores a continuarem a doar o leite humano durante o período da pandemia da covid-19.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pela coordenadora do Programa Nacional de Nutrição (PNN), Irina Spencer, no âmbito das actividades comemorativas da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, que decorre de 01 a 07 de Agosto, sob o lema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.
Segundo avançou, a campanha, lançada em Julho, tem por objectivo também evitar aglomerações de pessoas no próprio Banco de Leite do Hospital Agostinho Neto, apelando os doadores a ficarem em casa, mas a não deixarem de doar o leite.
Irina Spencer disse que durante o período da pandemia do novo coronavírus houve uma redução de doadores devido à situação de alarme e de medo que a pandemia trouxe e instalou no país.
“Desde o inicio da pandemia, tivemos uma redução de doadores de leite. Apelamos àquelas mães que estão a amamentar e que estão com excesso de produção de leite a entrarem em contacto com o Banco de Leite através do contacto 3337612”, referiu a coordenadora, que assegurou que esses doadores recebem recomendações e orientações e depois o próprio banco vai buscar o leite em casa.
Adiantou que a nível nacional estão a desenvolver várias actividades nos centros de saúde e nos hospitais com profissionais de saúde, gestantes e mães, com objectivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, sempre respeitando o distanciamento e as medidas de prevenção preconizados.
Revelou que devido à questão da covid-19, existe um certo medo e receio por parte das mães, mas sublinhou que os profissionais de saúde têm estado a fazer o trabalho de sensibilização sobre a importância do leite materno para a criança.
“Tivemos ainda a oportunidade de participar no webinar sobre “Implicações da pandemia da covid-19 na alimentação infantil em Moçambique, Cabo Verde, Angola e Brasil”, para partilha de experiência a nível de políticas e estratégias implementadas e sobre as orientações e vivencias a nível do aleitamento materno no contexto da covid-19.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda não existe nenhuma evidência científica de que o vírus passa para o leite materno, daí a necessidade de continuar com o aleitamento materno, tendo em conta as suas vantagens para o bebe, para a mãe, famílias, e para o próprio planeta, como diz o lema deste ano.
“Apelo a todas as mães a continuarem a amamentar os seus filhos, tendo em conta que não existe numa evidência de que o vírus passa para o leite materno, mas quando forem amamentar devem fazer sempre a higienização correcta das mãos, da superfície, utilizar as máscaras, entre outras recomendações”, referiu.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno deve começar já na sala de parto e que seja exclusivo e em livre demanda (o bebé mama a quantidade que quer, quando quer) até o 6º mês e se estenda até dois anos ou mais.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Acção em Aleitamento Materno (WABA) criada em 1992 e ocorre em cerca de 150 países.

Dans la même catégorie