ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução ANG Comunicação Social/ Jornalistas participantes no seminário sobre “Verificaçao dos Factos”, criam rede para combater “falsas notícias” MAP L’UE débloque 47 millions d’euros pour la lutte contre le terrorisme au Bénin APS SENEGAL-SOCIETE / Accident meurtrier de Koungheul : Bassirou Diomaye Faye appelle les services compétents à porter assistance aux victimes APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Gambie : décès d’un soldat sénégalais de la mission militaire de la Cedeao (armée) – Agence de presse sénégalaise – APS ANP A Washington, le Premier Ministre nigérien échange avec le Vice-Secrétaire d’Etat américain sur la dénonciation des accords de défense entre les deux pays AIP La loi portant orientation de la politique nationale de promotion des PME en révision AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula

Cumprimentos Ano Novo/“Um grupinho de pessoas pretende estragar o bom nome da etnia Balanta”, diz Presidente da República


  17 Janvier      27        Société (45134),

 

Bissau, 17 Jan 23(ANG) – O Presidente da República disse que um grupinho de pessoas pretende estragar o “bom nome” da etnia Balanta , mas que quem conviveu com esse grupo étnico sabe que são indivíduos simples e amáveis.
O chefe de Estado fez esta acusação numa reunião com um grupo de pessoas que se apresentou, segunda-feira, no palácio da República como grupo de anciões Balantas, o segundo maior grupo étnico do país, com a finalidade de apresentar ao Presidente Sissoco Embaló cumprimentos de Ano Novo.
“Quem conhece a etnia Balanta jamais terá ódio da mesma, porque são boas pessoas. Só que, infelizmente, alguns grupinhos usam o capote de Balanta para fazer maldade e isso acaba por criar dúvidas na sociedade para quem não convive com o grupo étnico Balanta”, disse o Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló aconselhou aos anciões a se posicionarem face a essa situação que afeta ao “bom nome” da etnia Balanta, sublinhando que não é normal que um grupo de 05 ou 10 pessoas estrague o nome de muita gente.

“Quando forem as tabancas sensibilizar as pessoas sobre a questão de divisão étnica, será melhorar que vocês recusem essa situação, porque vocês serão os prejudicados com a questão de maldade e de violência que fazem usando o vosso nome”, disse.

O Presidente da República disse que a questão da divisão étnica é prejudicial para o desenvolvimento de um país e que por isso, é fundamental evitá-la.

Manifestou o desejo de a Guiné-Bissau voltar a ser a pátria de todos, sem distinção e que a “guinendade” volte a reinar no seio dos guineenses.

Umaro Sissoco Embaló indicou como exemplo de ações maldosas feitas em nome de Balantas, a alegada tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro de 2022, que provocara a morte de muitas pessoas entre militares, polícias e civis.

Entre os detidos por alegado envolvimento nesse caso figuram oficiais superiores militares de etnia Balanta, com destaque para o Contra-Almirante, José Américo Bubo na Tchuto.ANG/AALS/ÂC//SG

20 de Janeiro/PAIGC comemora 50º aniversário da morte de seu líder com realização de congresso internacional sobre “Obra e Memória de Cabral”

Bissau, 17 Jan 23(ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), vai comemorar o 50º aniversário do assassinato de Amílcar Lopes Cabral, no próximo dia 20, com a realização de um congresso internacional sobre a “Obra e Memória” do imortal líder fundador do partido e das nacionalidas guineense e cabo-verdiana.
Segundo um comunicado à imprensa enviado à ANG, do Secretariado Nacional do PAIGC, em colaboração com alguns países e instituições que comungam do ideal Pan-africanista, um conjunto de atividades comemorativas serão realizadas em Bissau e no exterior.

O comunicado refere que um dos pontos altos das comemorações será a realização, no próximo domingo, na sede Nacional do PAIGC em Bissau, desse Congresso Internacional sobre a Obra e Memória de Amílcar Cabral, iniciativa que deverá contar com a participação de movimentos de ativistas revolucionários de cerca de 20 países, entre os quais Canadá, França, Alemanha, Quénia, África de Sul, Gana e Burkina Faso.

Em Bissau e nas regiões do país, os 50 anos volvidos sobre a morte do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana serão assinalados com jornadas, que incluem palestras, marchas, atividades desportivas, culturais e lúdicas.

Na diáspora, concretamente em Cabo Verde e Portugal e em outros países de África e Europa onde o PAIGC tem estruturas implantadas, estão previstas realizações de palestras e sessões acadêmicas sobre a ideologia de Cabral, devendo o ponto alto dessas celebrações ser assinalado com uma vigília no local onde Amilcar Cabral foi “barbaramente assassinado, em Conacri.

Na vizinha República da Guiné serão esperados cerca de 40 dirigentes e responsáveis do PAIGC, entre membros do Presidium, Combatentes e Veteranos de guerra, representantes das organizações de massa do partido, nomeadamente da JAAC e UDEMU, indica o comunicado.

Dans la même catégorie