AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

Porto Novo: Munícipes queixam-se da “demora” no arranque do projecto de água e saneamento


  21 Août      47        Société (45130),

 

Porto Novo, 21 Ago (Inforpress) – Os constrangimentos com que se depara a cidade do Porto Novo, Santo Antão, em matéria de distribuição de água e gestão dos esgotos têm preocupado os habitantes desta urbe, que clamam pelo “arranque efectivo” dos investimentos anunciados.
Alguns moradores, em conversa com a Inforpress, queixaram-se da “demora” no arranque dos investimentos anunciados, há quase um ano, no quadro do projecto de água e saneamento para Santo Antão, numa altura em que a cidade do Porto Novo continua a braços com os problemas ligados à distribuição de água e vazamento dos esgotos.
Em Setembro de 2019, o Governo procedeu ao lançamento do projecto de água e saneamento de Santo Antão, financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), em 1,2 milhão de contos, que, no caso do Porto Novo, prevê a instalação de 20 quilómetros de rede de esgotos, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem e construção de 200 fossas sépticas, além de ligações domiciliárias.
No domínio de água, o projecto contempla Porto Novo com 25 quilómetros de tubagem, um reservatório de 300 metros cúbicos e 3.500 ligações domiciliárias, além de outros investimentos.
Entretanto, quase um ano depois do lançamento do projecto, os porto-novenses dizem “ansiosos” pelo arranque efectivo dos investimentos, que visam “uma reestruturação profunda” dos sistemas de distribuição de água e de gestão e tratamento dos esgotos na cidade do Porto Novo.
O munícipe José Barros considera “inconcebível que a água não chegue ainda a muitos bairros da cidade do Porto Novo, por causa de problemas na rede, exortando o Governo a “abreviar” as intervenções anunciadas aquando do lançamento do projecto de água e saneamento de Santo Antão.
Maria da Luz, residente num dos bairros mais afectados, lembra que, já por várias vezes, tanto o Governo, como a câmara do Porto Novo prometeu “uma solução definitiva” para os problemas de água e saneamento neste município.
João Lopes é outro munícipe que se diz “ansioso” pela concretização dos investimentos que “tanta falta deixam” a este concelho, onde a já obsoleta rede de esgotos apenas cobre 20 por cento (%) dos dez mil habitantes da cidade do Porto Novo.
Nesta altura do ano (época mais quente), a situação da rede de esgotos fica na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, marcada pelo vazamento em alguns pontos desta urbe, volta a preocupar a população, que clama por intervenções nesta infra-estrutura, por parte da edilidade.
Em relação à distribuição de água, a rede pública, instalada há duas décadas, apresenta já muitas insuficiências e constantes arrombamentos (média de 20 rombos por dia), o que impede o líquido preciso de chegar às zonas altas da cidade do Porto Novo.
O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, admitiu, em Julho, durante a visita do primeiro-ministro a Santo Antão, que o projecto de água e saneamento desta ilha não tem avançado, nos últimos meses, devido a constrangimentos criados pela pandemia do novo coronavírus.

O presidente da câmara do Porto Novo considerou, porém, este projecto “um grande objectivo do Governo”, acreditando que os investimentos em carteira vão ser concretizados.

Dans la même catégorie