MAP Quatre tueurs à gages abattus lors d’une fusillade à Durban (police) MAP Renforcement de la coopération entre le Sénégal et les États-Unis APS SENEGAL-DROGUES /40,3 Kg de cocaïne saisis à l’AIBD (Douanes) APS L’Afrique représente plus de la moitié des urgences sanitaires dans le monde (OMS) APS Louga : lancement d’une opération de plantation de 5000 arbres MAP Classement FIFA: Le Maroc au 14è rang mondial MAP Sénégal: Saisie de 40,3 Kg de cocaïne à l’aéroport de Dakar (Douanes) MAP Algérie : Amnesty déplore « la répression » exercée par les autorités contre  »la dissidence pacifique » MAP Les athlètes marocains participant aux JO commencent à affluer vers Paris MAP Guinée: Les autorités nient les arrestations de militants et demandent des enquêtes sur leur « enlèvement » présumé (communiqué)

Cooperação/CMB e empresa portuguesa Consul Tâmega assinam acordo para formação dos jovens guineenses


  27 Mars      29        COOpération (783), formation (476),

 

Bissau,27 Mar 23(ANG) – A Câmara Municipal de Bissau(CMB) e a empresa portuguesa Consul Tâmega rubricaram hoje um protocolo de acordo visando a formação de 30 jovens guineenses em Portugal nos domínios de restauração e comércio.

Em declarações à imprensa após a assinatura do referido acordo, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau(CMB), disse que  o acto insere-se em conjunto de acções e projectos de actividades que a edilidade pretende implementar ao longo dos próximos anos.

José Medina Lobato salientou que o acordo ora assinado vai ao encontro das preocupações dos munícipes e da dinâmica que a sua direcção tem vindo ultimamente a implementar.

“Este protocolo incide especialmente na atribuição de bolsas que serão concedidas a CMB à partir deste ano lectivo, na qual a CMB deve recrutar os beneficiários de acordo com os critérios e requisitos que lhes foram submetidos”, disse.

José Medina Lobato sublinhou que, da outra parte a empresa Consul Tâmega irá encarregar da recepção das pessoas seleccionadas, nomeadamente acolhimento, instalação e de outras condições de vida.

“Nós teremos apenas de tratar de assuntos de recrutamento, dos bilhetes de passagem e deligências de vistos junto a embaixada de Portugal em Bissau”, informou.

Por sua vez, a coordenadora pedagógica da empresa Consul Tâmega, Basara Lóro, disse que salientou que estabeleceram esse protocolo numa perspectiva de capacitar os jovens guineenses em áreas específicas, nomeadamente nos cursos de  restauração e comércio.

“O nosso objectivo é de poder levar os jovens para Portugal e capacita-los para que futuro possam regressar ao país e oferecer mais qualidades à Guiné-Bissau”, frisou.

Disse que, vão iniciar a formação a partir de setembro do ano em curso em Portugal, acrescentando que estão ainda em fase de recrutamento e por isso estão empenhados em alinhar tudo o que é necessário para que os formandos sejam elegíveis no projecto.

Dans la même catégorie