MAP M. Bourita réitère l’engagement du Maroc pour réussir les processus électoraux en Afrique APS SENEGAL-SUISSE-CULTURE / Matam : des comédiens formés aux techniques scéniques et théâtrales APS SENEGAL-AFRIQUE-AVIATION / Supervision de la sécurité de l’aviation : le Sénégal en tête dans la zone UEMOA APS SENEGAL-GUINEEBISSAU-COOPERATION / Dakar et Bissau ont discuté des ”sujets visant à renforcer leurs relations séculaires” APS SENEGAL-SUISSE-CULTURE / L’association ContinentPremier célèbre la journée mondiale de l’Afrique, le 25 mai à Genève APS SENEGAL-SANTE-ACCES / Un spécialiste propose une approche multisectorielle pour une effectivité de la Couverture sanitaire universelle APS SENEGAL-AGRICULTURE / Le Sénégal importe 70, voire 80 % de ses besoins alimentaires, selon Mabouba Diagne APS SENEGAL-ENTREPRENEURIAT / La France accorde des prêts à 30 petites entreprises sénégalaises APS SENEGAL-GUINEEBISSAU-VISITE / Le président Faye en Guinée-Bissau pour consolider l’axe Dakar-Bissau MAP RDC: la Monusco confirme la fin ce 30 avril de ses opérations au Sud-Kivu (communiqué)

Documentário “Tabanka ka ta kaba” seleccionado para mostra internacional sobre património cultural imaterial


  28 Janvier      29        Arts & Cultures (3096), Société (45172),

 

Cidade da Praia, 28 Jan (Inforpress) – O documentário “Tabanka ka ta kaba”, do antropólogo visual cabo-verdiano Carlos Alberto Barbosa, foi seleccionado para integrar a terceira “Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial”, que decorre entre 25 a 28 de Março, no México.
A informação é do Instituto do Património Cultural (IPC), que, através de uma nota de imprensa, adiantou que o técnico do IPC escolheu o seu segundo documentário, produzido em 2017, para concorrer a este festival.
O documentário cabo-verdiano, segundo a mesma fonte, é o primeiro a marcar presença na “Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial”.
Esta selecção, para o IPC, é uma oportunidade de internacionalização da tabanca, património cultural imaterial nacional desde Agosto de 2019, estando o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas a trabalhar no processo de candidatura do mesmo a património cultural imaterial da humanidade.
“Apostando fortemente no sector da cultura, o Governo tem traçado estratégias que visam a salvaguarda, valorização e promoção do património cultural dentro e fora do país, acreditando ser um dos importantes instrumentos de promoção da paz e sustentabilidade, e ainda um chamariz do turismo”, lê-se na nota de imprensa.
“Tabanka ka ta kaba” (A tabanca não acaba) vem depois de “As festividades de São João Baptista – Ilha da Brava”, realizado em 2012 por Carlos Alberto Barbosa.
A Mostra Internacional de Obras Audiovisuais sobre Património Cultural Imaterial tem como objectivo criar um espaço internacional onde se exibe uma selecção de obras audiovisuais relacionadas com o Património Cultural Imaterial, tendo como foco fortalecer as políticas culturais para promover a criação, produção, distribuição e acesso aos diversos bens e serviços culturais.
A mesma visa ainda divulgar e dar a conhecer ao público obras audiovisuais de todo o mundo que tenham relação com o Património Cultural Imaterial (PCI), criar pontes e canais para facilitar o acesso equitativo às obras e conteúdos audiovisuais que promovam o equilíbrio entre a oferta e o fluxo de bens e serviços culturais.
Incentivar a criatividade e a diversidade das expressões culturais em espaços públicos de exposição, promovendo a divulgação de ideias e formas de ver o mundo, é outro foco deste festival.

Dans la même catégorie