MAP SAR la Princesse Lalla Meryem préside le Conseil d’Administration des Oeuvres Sociales des FAR MAP Signature de deux mémorandums d’entente entre le Maroc et Djibouti dans le domaine de la santé et de la protection sociale ANP La CAIMA offre 3043,75 tonnes d’engrais d’une valeur de 821 millions de CFA au FSSP APS SENEGAL-COMMERCE / Des faux médicaments, des cuisses de poulet et du cannabis saisis par les unités maritimes de la Douane APS SENEGAL-METEO / Le centre et l’ouest seront recouverts progressivement par une couche de poussière dense (météo) MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification

Governo quer garantir o maior acesso à internet para pessoas sem capacidade para pagar


  24 Juin      29        Non classé (664),

 

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital afirmou quarta-feira que o Governo quer garantir maior acesso à internet para as pessoas sem capacidade para pagar e que utilizam a internet como ferramenta no sector da educação.

Pedro Lopes fez estas declarações durante a sua intervenção na cerimónia de abertura do 2º Fórum sobre a Governança da Internet-IGF, em modo on-line, sob o lema “conectividade acessível e significativa para todos, como motor do desenvolvimento sustentável”, realizado esta quarta-feira, na cidade da Praia, pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME).

O responsável pela pasta da Economia Digital destacou a importância do evento, afirmando que há uma serie de potenciais que Cabo Verde poderá aproveitar com a utilização da internet visando promover o seu desenvolvimento.

Segundo disse, o país enfrenta ainda vários desafios nesta matéria com destaque para a questão da cibersegurança, protecção de dados, descentralização e promoção da inclusão digital, defendendo igualmente a necessidade de se apostar no digital no sector da educação.

“Vivemos uma nova vaga de empreendedores em Cabo Verde graças à internet, ou seja, não precisamos economizar apenas a internet, precisamos perceber onde é que ela nos pode levar mais longe, perceber como um país pequeno como o nosso pode levar-nos muito longe”, declarou, salientando que Cabo Verde tem de estar atento à nova esfera de utilização da internet.

Pedro Lopes informou que o Governo quer, a curto prazo, dar maior acesso à internet para as pessoas que não tem capacidade para pagar e que utilizam a internet como ferramenta na promoção da educação e formação, acrescentando, no entanto, que aquelas que querem utilizar a internet para entretenimento terão de pagar pelo serviço.

Entretanto, afiançou a necessidade de criação de condições e de mais investimentos para alcançar estes objectivos, lembrando, por outro lado, que as empresas que vendem este serviço têm de ter o seu rendimento, isto levando em conta o programa do Governo.

“Há a necessidade de apostarmos cada vez mais no digital, temos de pensar que o digital começa a ter um papel central e isto é assumido pelo Governo de Cabo Verde no seu programa e nós enquanto participantes, damos o nosso contributo sobre a importância da internet”, realçou.

Por seu turno, o presidente da Agência Reguladora Multissectorial da Economia, Isaías Barreto, realçou que o referido fórum é uma plataforma nacional de diálogo que reúne todas as partes interessadas para informar, refletir e debater sobre a governança da Internet.

Para este ano, prosseguiu, a ARME elegeu a conectividade como tema principal, realçando que a nível do continente africano, Cabo Verde ocupa lugar de destaque no que se refere à utilização da internet, acessibilidade de preços e linha de internet.

Destacou a importância de implementação de políticas públicas que promovam a massificação do acesso à internet banda larga e, sobretudo, a custos que sejam acessíveis para as populações, apontando a internet como um bem essencial em Cabo Verde.

“Registamos o apreço que o Governo tem estado a fazer no sentido de transformar, efectivamente, o acesso à internet com as linhas de acesso à internet, ou as linhas de acesso a internet como um bem essencial. A pandemia da covid-19 nos tem mostrado que, de facto, há a necessidade de os países investirem na melhoria da conectividade”, declarou, sublinhando que o acesso à internet tem-se revelado de forma plena e efectiva como fundamental para o desenvolvimento sustentável.

O Fórum sobre a Governança da Internet-IGF é uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas que reúne pessoas e organizações de vários grupos de partes interessadas em igualdade para discutir questões relacionadas com políticas públicas relacionadas à Internet.

O 1º Fórum sobre governança foi realizado pela ARME em Dezembro do ano passado.

Dans la même catégorie