AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre)

Guiné-Conacri/Golpistas comprometem-se a acelerar libertação de opositores presos


  8 Septembre      50        Politique (25373),

 

Bissau, 08 Set 21 (ANG) – Os militares golpistas da Guiné-Conacri comprometeram-se a acelerar a libertação dos opositores detidos sob a liderança do Presidente deposto, Alpha Condé, ansiosamente aguardada pelos seus apoiantes, 48 horas após a sua tomada do poder.

Os militares mencionaram novamente nas suas últimas declarações, lidas na televisão nacional ou transmitidas em redes sociais, a próxima abertura de uma « consulta » nacional para definir as modalidades de transição política neste país pobre da África ocidental e um grande produtor de minerais, incluindo a bauxite.

Caberá ao futuro Governo de « unidade nacional » liderar esta transição, disse terça-feira, através de um tweet, o chefe do « Comité Nacional de Agrupamento e Desenvolvimento », o tenente-coronel Mamady Doumbouya.

Doumbouya instruiu o Ministério da Justiça para contactar « o Ministério Público, a administração prisional e os advogados, a fim de realizarem uma análise aprofundada do caso dos presos políticos, para a sua libertação o mais rapidamente possível », de acordo com uma declaração lida no noticiário televisivo de segunda-feira à noite.

A Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC), uma coligação de movimentos políticos e da sociedade civil que liderou o protesto contra o controverso terceiro mandato do Presidente Alpha Condé, tinha apelado à população de Conakry para que fosse dar as boas-vindas aos seus membros, que deveriam ser libertados até segunda-feira ao meio-dia.

Apesar de uma grande multidão na prisão central, as libertações ainda não tiveram lugar.

Os militares impuseram um recolher obrigatório e fecharam as fronteiras, antes de anunciarem na segunda-feira que seriam reabertas.

Os golpistas capturaram o Presidente Alpha Condé e dissolveram as instituições de Estado do país no passado domingo. Foi instituído um recolher obrigatório nocturno, e a Constituição do país e a Assembleia Nacional foram ambas dissolvidas.

O golpe de Estado foi já condenado pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que exigiu também a « imediata » e « incondicional » libertação de Alpha Condé, e o mesmo fez a União Africana e também a França.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, também já condenou « qualquer tomada de poder pela força das armas ».

A Guiné, país da África Ocidental, que faz fronteira com a Guiné-Bissau, é um dos mais pobres do mundo e enfrenta, nos últimos meses, uma crise política e económica, agravada pela pandemia de covid-19.

Dans la même catégorie