APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE-REACTION / Report du 15e Dak’art : ”une décision murie et réfléchie” (secrétaire générale) – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE / Paludisme : moins de cinq cas sur 1000 patients consultés au district sanitaire de Richard Toll (médecin chef) APS SENEGAL-MONDE-SPORT-ENTREPRENEURIAT / NBA Afrique lance une initiative pour accompagner des startups du continent – Agence de presse sénégalaise – APS APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Les ICS inaugurent une nouvelle maternité à Darou Khoudoss – Agence de presse sénégalaise – APS ANG Diplomacia/Yang Renhuo é novo Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau Tchaoudjo/L’huilerie de Yélivo redémarre ses activités ATOP Tchaoudjo/L’ARETHES renforce les capacités de ses membres régisseurs lumière ANP Niamey : Réception de plusieurs contributions en nature et en espèces au profit du FSSP MAP Kenya: OCP Africa lance son School Lab au profit de 45.000 agriculteurs ANG Celebrações de 25 de Abril/Presidente da República sublinha papel da Guiné-Bissau na Revolução

Hospital Agostinho Neto da Praia vai avançar com especialização na área de enfermagem – ministro


  16 Juin      77        Santé (15385),

 

Cidade da Praia, 16 Jun (Inforpress) – O Hospital Agostinho Neto na Praia já dispõe de estatuto de hospital universitário virado para a formação médica e irá avançar para a especialização na área da enfermagem, anunciou hoje o ministro da Saúde e da Segurança Social.

Arlindo do Rosário, que falava aos jornalistas, à margem da cerimónia oficial de empossamento de membros de dez Comissões Técnicas Especializadas do Hospital Universitário Agostinho Neto, afirmou que graças aos ganhos que a estrutura hospitalar tem tido foi possível dar esse passo “importante” para o País.

É um passo fundamental para um hospital que hoje já tem o estatuto do Hospital Universitário virado para a formação médica, enfermagem e de especialização, vamos avançar também para a especialização na área da enfermagem”, revelou o governante, que disse que a ideia é apropriar-se dos ganhos obtidos a nível hospitalar para continuar a desenvolver.

Neste sentido, explicou que foram criadas as Comissões Técnicas Especializadas na sequência da portaria que cria o regulamento interno dos hospitais centrais no que diz respeito à organização dos serviços.

Segundo o ministro, são comissões de caracter consultivo que irão trabalhar em articulação com conselhos técnicos e o conselho de administração do Hospital fazer uma reflexão, tomada de decisões e propor linhas orientadoras da própria política hospitalar.

São Comissões de vários domínios como da ética, emergência hospital, oncológica e enfermagem permitindo uma visão mais abrangente da gestão hospitalar”, apontou.

Por seu turno, o presidente do conselho de administração (PCA) do Hospital Universitário Agostinho Neto, Imadoêno Cabral considerou que se trata de mais um passo decisivo e crucial para o desenvolvimento da estrutura hospitalar.

As comissões vão trabalhar em várias frentes. Na questão da governança clínica será reforçada com uma equipa multidisciplinar para responder às necessidades dos serviços. Teremos também na linha da frente a questão da humanização dos cuidados de saúde sobretudo na parte do atendimento, mas também no conteúdo científico e a organização dos serviços”, explicou.

Revelou que será uma equipa mista com médicos especializados, enfermeiros e técnicos que irão trabalhar de forma articulada para responder aos desafios e às necessidades dos serviços, em regime semi presencial sendo que já dispõem de outras responsabilidades.

O PCA disse ainda que estão a trabalhar no sentido de dispor de recursos médicos para apoiar os hospitais regionais, mas sobretudo os centros de saúde. 

Das dez comissões nomeadas constam a Comissão Médica, Comissão de Humanização e Qualidade dos Serviços, Comissão da Ética, Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Infecções Hospitalares, Comissão de Formação e Qualificação Profissional, Comissão de Enfermagem, Comissão de Mobilidade, Comissão de Coordenação de Emergência e Coordenação Oncológica.

Dans la même catégorie