AIP La ministre Nassénéba Touré entame les consultations régionales des ANAFCI dans le District des Savanes AIP Moussa Sanogo félicite les dirigeants sociaux pour la performance des entreprises publiques MAP Mozambique: MSF au chevet des familles des naufragés de la province de Nampula AIP La Côte d’Ivoire et la province du Nouveau-Brunswick au Canada renforcent leur coopération multi sectorielle AIP La CCI-CI adhère au « Pacte mondial » des Nations Unies pour l’atteinte des ODD AIP REVUE DE PRESSE : Le point de presse du ministre gouverneur, Cissé Bacongo font les Unes des journaux ce vendredi AIP Les lauréats de la 1ère édition du concours de Dictée et de Mathématiques récompensés AIP La ministre Belmonde Dogo tisse des partenariats avec des organisations internationales aux Emirats Arabes Unis pour l’autonomisation des personnes vulnérables AIP Un accord de partenariat entre la BRVM et la GGGI pour la promotion de la finance verte MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF

Comunicação Social/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquiva (INEP) vai digitalizar os arquivos do Jornal Nô Pintcha


  17 Septembre      80        Arts & Cultures (3086),

 

Bissau, 17 set 21 (ANG) – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) vai digitalizar os arquivos do jornal Nô Pintcha.

Para o efeito, os diretores das referidas instituições, nomeadamente Abduramane Djaló e Samba Tenen Camará assinaram hoje um acordo de parceria , na presença dos ministros da Comunicação Social, Fernando Mendonça, da Educação Nacional e do Ensino Superior, Cirilo Mama Saliu Djaló e do representante do PNUD no país Tjark Egenhoff.

Na ocasião, o Director Geral do INEP Samba Tenen Camará agradeceu ao PNUD pelo apoio material e financeiro disponibilizado para a implementação do projecto de salvaguarda e preservação do património nacional, porque, segundo Camará, sem o qual não seria possivel atingir os resultados preconizados.

O director do INEP referiu que, volvido um ano após o lançamento do projecto de salvaguarda e preservação do património documental nacional, hoje esta-se a celebrar a fase da digitalização que é mais complexa.

Samba Camara manifestou a sua disponibilidade de trabalhar com os parceiros e continuar a defender os ideais da sua criação, sobretudo no apoio ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Guiné-Bissau, com base em estudos e pesquisas fundamental e aplicada, mas também salvaguardar e preservar o patrimônio historico cultural e social do povo guineense como a principal fonte do conhecimento cientifico para comunidade académica.

O Director-geral do Jornal Nô Pintcha, Abduramane Djaló disse ser uma satisfação assistir o estabelecimento do acordo entre o Nô Pintcha e INEP.

Disse que a digitalização do Jornal Nô Pintcha é uma vontade expressa de muitos directores que passaram nesse semanário de informação e que hoje tem o previlégio de testemunhar o acto que irá revolucionar e modernizar o jornal e colocá-lo nos patamares dos outros jornais mundiais.

.

“Depois do INEP e da Biblioteca Nacional, o jornal Nô Pintcha é o segundo maior arquivo do país. Nele podemos encontrar o grosso historial da Guiné-Bissau”, afirmou.

O Representante do PNUD Tjark Egenhoff qualificou de muito importante a digitalização do acervo nacional do INEP, para preservar e salvaguardar a memória nacional colectiva da Guiné-Bissau.

Egenhoff disse que ao longo dos séculos, a Guiné-Bissau produziu um grande número de documentos e de coleções que representam a sua história e a sua rica identidade cultural mas que infelizmente muitos desses documentos foram distruidos e outros em risco de desaparecer devido ao elevado estado de sua degradação.

“É justamente esse resgate da memória e do acesso veridico do que acontenceu desde a independencia, antes e até agora, essa era a ideia do PNUD e das Naçoes Unidas : investir no INEP”, disse Tjark Egenhoff

Acrescentou que a Biblioteca Nacional alberga a maior parte da herança documental da Guiné-Bissau, e que o acesso documental, às fotografias, videos do passado histórico são fundamentais para uma melhor compreensão da evolução social, historica, cultural e politica do país.

Tjark Egenhoff disse que a salvaguarda documental é sem duvida um ponto crucial para preservação da memória colectiva dos povos e consequentemente para paz e desenvolvimento sustentável que são os pilares da carta da Naçoes Unidas

Dans la même catégorie