ANP 10ème Assemblée Générale Ordinaire des Scouts du Niger ANP Fin à Rabat du séminaire organisé par la FAAPA sur le Fact-Checking AIP Promotion d’emplois décents : des résultats tangibles enregistrés en 2023 avec deux projets du ministère de tutelle AIP Abidjan accueille une réunion de l’Union africaine sur le retour et la réadmission durable des migrants AIP Vers la création d’un corps des bénévoles en Côte d’Ivoire AGP Guinée/Santé : Tenue du Forum national consultatif sur la santé communautaire AGP Guinée : Fin d’une mission prometteuse du Ministre de la Jeunesse et des Sports à Tripoli AGP Guinée/Médias : L’AGP dote ses journalistes et correspondants en équipements de travail MAP Sénégal: le bilan de l’accident d’un bus de transport grimpe à 14 morts MAP Guinée: 16 morts et 52 blessés dans un accident de la route

Descontos na compra de veículos eléctricos em Cabo Verde podem ultrapassar 600 contos – ministro


  7 Mars      58        Science (576), Technologie (1039),

 

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress) – O ministro do Comércio, Indústria e Energia, Alexandre Monteiro, disse esta segunda-feira, que na compra de veículos eléctricos em Cabo Verde os interessados podem ganhar descontos superiores a 600 contos, para além de incentivos fiscais.

O governante, que falava aos jornalistas na sequência da inauguração do primeiro posto privado de recarga dos veículos privados, na cidade da Praia, adiantou que no quadro do programa de transição energética há um conjunto de incentivos para encorajar os investimentos nos veículos eléctricos.

“Primeiro há isenção aduaneira. Segundo há também o programa de incentivo financeiro. Quando o interessado na aquisição de um veículo eléctrico se dirigir às concessionárias que comercializam os veículos que estão inscritos na plataforma adquire um veículo comercial normal já com descontos de valores superiores a 600 contos”, explicou.

Na sua perspectiva, esse conjunto de incentivos coloca os investimentos iniciais a nível da mobilidade eléctrica no mesmo nível que os investimentos feitos em termos de veículos térmicos ou convencionais.

Por outro lado, Alexandre Monteiro adiantou que há ainda vantagens em termos de funcionamento, já que o custo de energia eléctrica, produzida a partir de painéis solares, é quase três vezes inferior ao dos combustíveis convencionais.

Cabo Verde conta neste momento com mais de 150 veículos eléctricos e o abastecimento até então era feito nos postos públicos. Hoje foi inaugurado o primeiro posto privado de carregamento no posto de Enacol, no Palmarejo, que é apoiado por painéis solares.

A tarifa é por tempo de carregamento, que é feito em tranches de meia hora (30 minutos) e cada meia hora custa 265 escudos, segundo adiantou o director-geral da Enacol, Luís Flores.

O programa de mobilidade eléctrica (ProMec), lançado em 2021, tem duração de cinco anos e visa garantir a assistência técnica e disponibilidade de financiamento para o desenvolvimento do quadro legal, a implementação de um mecanismo de facilitação e atribuição de incentivos para a aquisição de cerca de 600 veículos eléctricos, instalação de cerca de 55 estações de recarga privadas e a instalação e operação de uma rede pública de estações de recarga.

A visão estratégica do Governo é chegar a 2050 com a substituição do parque de veículos com motores térmicos por veículos eléctricos, conforme adoptada na Carta de Mobilidade Eléctrica e o plano de acção para operacionalização e introdução da mobilidade eléctrica.

Dans la même catégorie