AGP GUINÉE : LA JOURNÉE INTERNATIONALE DES JEUNES FILLES DANS LE SECTEUR DU TIC CÉLÉBRÉE SOUS LE THÈME ‘’LEADERSHIP’’ AGP Guinée: Lancement officiel de la 1ère édition ‘’des Journées Portes ouvertes sur le monde du travail’’ ANP L’ONG Attakafoul offre 51 logements et un centre de santé aux populations démunis de Maradi MAP Soudan du Sud: Le Conseil de sécurité proroge d’un an le mandat de la Mission onusienne AIP Le Commandement des États-Unis pour l’Afrique (AFRICOM) et la Côte d’Ivoire renforcent leur collaboration en matière de sécurité AIP L’AN2DCI lance ses activités par la sensibilisation à la préservation de l’environnement AIP Euphrasie Yao reçoit le prix spécial femme d’exception et d’impact dans la promotion du genre à Yaoundé AIP L’aide du Canada à la Côte d’Ivoire s’élève à 40 milliards F CFA sur la période 2022-2023 (Officiel) MAP Inondations au Kenya: Le président Ruto ordonne l’évacuation des zones riveraines APS SENEGAL-CULTURE-ASSURANCES / ”StLouis’docs” : ”Tout est prêt pour que la 15e édition soit encore un succès” (co-organisateur)

Unicef compromete-se a continuar a trabalhar para concretizar os direitos das crianças


  2 Juin      44        Santé (15391),

 

Cidade da Praia, 02 Jun (Inforpress) – O gestor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Cabo Verde comprometeu-se terça-feira a continuar a trabalhar com os parceiros nacionais e internacionais para a concretização dos direitos das crianças no país.
A garantia foi dada por Steven Ursino, durante a visita que efectuou às estruturas do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) em Santiago Sul, no âmbito do Dia Internacional da Criança, que se assinala hoje.
“Aproveitamos esse momento para confirmar o nosso comprometimento em continuar a trabalhar com os parceiros nacionais e internacionais para a realização dos direitos de cada criança”, referiu o responsável, lembrando que as crianças têm o direito de se expressarem e serem envolvidas nas questões que afectam as suas vidas.
Para Steven Ursino, que é também gestor do Escritório Conjunto da UNDP e UNFPA, hoje em dia os direitos das crianças enfrentam novas ameaças e a pandemia da covid-19 trouxe ainda enormes desafios para a protecção das mesmas a nível mundial.
“Este é o momento de intensificar a solidariedade pelas crianças e lançar as bases para uma transformação mais profunda na maneira como devemos investir na geração mais jovem do mundo”, mencionou, sublinhando que cada um deve fazer também a sua parte para aquelas que ainda sofrem de todo o tipo de abusos, de abandono e de negligência.
Por outro lado, considerou ainda que é preciso ouvir as crianças para que as suas ideias e propostas possam ser melhoradas e trabalhadas para garantir um mundo melhor onde nenhuma criança fique para trás.
“O nosso trabalho é tudo fazer para que nenhuma criança tenha os seus direitos violados e que nenhuma fique para trás”, apontou Steven Ursino.
Por seu turno, a presidente do ICCA, Maria do Livramento Silva, agradeceu ao gestor pela visita, realçando que a UNICEF é o maior parceiro da instituição com “apoios importantes” na defesa dos direitos das crianças ao longo desses anos.
Fez saber que o Centro de Emergência Infantil em Achada Limpo, uma das instalações visitadas, acolhe 28 crianças dos 0 aos 17 anos, de todas as ilhas, e dispõe de um coordenador, um psicólogo, um assistente social, quatro educadoras e uma técnica de gestão, número esse, que considera insuficiente.
“Há constrangimentos a nível técnico, mas estamos a trabalhar para ultrapassar essa situação, sendo que este ano já conseguimos recrutar oito e, provavelmente, iremos aumentar mais um técnico para este ano”, referiu Maria do Livramento Silva, que disse que apesar das dificuldades financeiras conseguem fazer muito com o montante disponível.
Para dar resposta, afirmou que o centro precisa de 14 psicológicos e 10 assistentes sociais e a cada ano haverá necessidade de contratar mais, tendo em conta o grau de exigência das crianças.
AV/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie